Nota de esclarecimento

Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil

Devido às reincidentes falhas na prestação de serviços, a Prefeitura irá decretar a caducidade da concessão de transporte público da empresa Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil. Com a decisão, a operação das linhas passará a ser feita pela operação Paese (na garagem onde já está operando) e por outras empresas de transporte, por meio de contrato emergencial (nas outras duas garagens).

 Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans ira anunciar nos próximos dias a reorganização geral das linhas de toda a região onde a Novo Horizonte/Itaquera Brasil atuava na Zona Leste, visando racionalizar o sistema e melhorar a eficiência da operação. A garagem Tiradentes atuava com 288 ônibus.

 Histórico Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil

 Somente neste ano, a Viação Novo Horizonte/Itaquera Brasil recebeu 11.038 multas em função de mau atendimento à população. Do total de autuações emitidas, as principais são por descumprimento de intervalos e partidas e por veículos quebrados aguardando socorro no sistema viário. No mesmo período, a empresa foi alvo 8.030 reclamações de usuários, todas referentes à qualidade do serviço, sendo que a queixa mais frequente é por excesso de intervalo em suas linhas. Entre os itens mais citados há, também, casos de motoristas que não atendem o sinal de parada, direção perigosa, e descumprimento de partidas, o que ratifica a fiscalização realizada pela SPTrans e as consequentes multas aplicadas à empresa.

De acordo com o Índice de Qualidade de Transporte (IQT), elaborado pela SPTrans sobre o serviço prestado e referente ao primeiro semestre de 2013, a empresa teve uma nota de 46,09. Isto significou sua classificação em último lugar no ranking das operadoras na cidade, enquanto que a média geral das empresas alcançou a avaliação de 66,1. Esse índice considera itens como cumprimento de partidas, ocupação dos veículos, acidentes, reclamações, manutenção dos veículos e multas.

 Oak Tree

A Oak Tree, concessionária de transporte público que operava na zona oeste da cidade, formalizou no início de setembro o encerramento de suas atividades na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo. A empresa vinha apresentando problemas na prestação de serviços. O serviço foi suprido pelas demais empresas do Consórcio Sudoeste, formado pelas viações Transppass e Gato Preto, que assumiram as nove linhas até então operadas pela Oak Tree, que atuava com 83 veículos.