Parque Edu Chaves

Dia 03/12/2008 comemorou-se o octagésimo quarto aniversário do importante bairro do Parque Edu Chaves

A igreja Nossa Senhora Aparecida em missa acontecida às 16:00hs celebrada pelo Padre Paulo, registrou a passagem no dia do aniversário e informa que dia 07/12/2008 às 07:30hs acontecerá a missa em Ação de Graça em homenagem ao aniversário do Bairro e à comunidade residente.

O Bairro e sua História:

LOCALIZAÇÃO
O Parque Edu Chaves está localizado na zona norte da cidade de São Paulo, distante 5 Km do Trópico de Capricórnio e 11 Km do “Marco Zero”, situado na praça da Sé desta exuberante Metrópole. O Parque Edu Chaves tem como vizinhos os bairros de Vila Sabrina, Jardim Brasil, Jaçanã e, seu lado leste margeado pelo rio Cabuçu de Cima e Rodovia Fernão Dias.

ORIGEM
Antes, uma região pantanosa, coberta de vegetação rasteira e marcada por pastagem de boiada e trilhas de boiadeiros, onde existiam muitas traíras e rãs por ocasião do transbordamento do Rio Cabuçu de Cima. Região onde foi  construído o primeiro campo de aviação e a primeira escola de pilotos. O bairro foi idealizado pelo proprietário da área, o aviador Eduardo Pacheco Chaves.
Em 03 de dezembro de 1.924, Eduardo Pacheco Chaves, vendeu uma parte de suas terras para Max Lowestein e outra para a Sociedade Comercial & Construtora S.A,  que fez os loteamentos. A Companhia Planurba elaborou o planejamento das ruas arredondadas.
O povoamento do Bairro teve início em 1.953, com a construção de 300 casas financiadas pela Caixa Econômica e vendidas aos sargentos da então Força Pública.

CARACTERÍSTICAS
Hoje, o bairro é uma típica região de classe média, possui um traçado “sui generis”, com uma praça central denominada Comandante Eduardo de Oliveira, contendo ruas circulares e outras radiais, largas, planas, pavimentadas  e arborizadas, cuja estética teve a inspiração geométrica do charme francês da Place D’Etoile, em Paris , onde fica o Arco do Triunfo.                  
SOCIEDADE AMIGOS DO PARQUE EDU CHAVES
Em 11 de Agosto de 1957, Arlindo de Souza Pícoli, sargento da Força Pública, juntamente com outros moradores, fundou a Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves “SAPEC”, ativa até a presente data, a qual conquista melhorias para o desenvolvimento do bairro.

LIONS CLUBE
Em  29 de março de 1980, Anildo Baldin e outros moradores,  criaram o Lions Clube Parque Edu Chaves, com intuito de prestar serviços a comunidade, o mesmo funcionou aproximadamente 10 anos,  deixando sua contribuição na área social.

BRIGADA ECOLÓGICA EDU CHAVES
Em 1980, um grupo de moradores preocupados com o meio ambiente deram inicio ao plantio de árvores no bairro, porém somente em 1.994 foi fundada a Brigada Ecológica Edu Chaves, composta por sua primeira diretoria: Presidente José Pinheiro, Secretário Gildo Benício(in memorian), Tesoureira: Irma Saade e Ouvidor Julio Caprara, desde então desenvolve trabalho de planejamento para arborização das ruas e praças locais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na comunidade. Neste particular, exalte-se os moradores do bairro, especialmente a classe estudantil, pelo elevado grau de conscientização e atitudes ecológicas na defesa e preservação da natureza.

S.O.S ENCHENTES
Em 15 de Janeiro de 1.991, ocorreu a maior enchente da história do bairro, que motivou a criação da “S.O.S ENCHENTES”, grupo de trabalho liderado por Moacir Maiochi, que através do seu empenho conseguiu a canalização do Rio Cabuçu de cima, junto ao governo do estado, eliminando definitivamente o problema.

ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIANTES DO PARQUE EDU CHAVES
Em 26 de novembro de 2.002, Marcos Roberto Seicho, juntamente com comerciantes do bairro,  fundaram  a Associação dos Comerciantes do Parque Edu Chaves “A.C.O.M.P.E.C”, visando organizar o desenvolvimento comercial . Uma de suas conquistas foi o novo acesso ao bairro pela rodovia Fernão Dias.

PROSAICO DA VIDA REAL
Preenchendo um espaço tão necessário do cotidiano, sem qualquer exigência normal, o bairro preserva um “ponto de encontro”, onde pessoas, de várias faixas etárias se reúnem para ouvirem, discutirem e opinarem sobre os acontecimentos do país, do estado, e do município. Trata-se da “Barbearia do Alfredo”, fundada em 1957, local acolhedor, onde os freqüentadores exaltam suas prosas e cultivam suas estórias de vivências passadas e presentes, as quais provocam risos e, às vezes reflexões, conservando uma dinâmica da vida real e funcionando como “arauto da comunidade regional”.


Historiador: José Pinheiro dos Santos