Zona Norte passa por racionalização e modernização das linhas

240 mil usuários da região serão beneficiados com ônibus mais rápidos e maior oferta de lugares

A São Paulo Transportes (SPTrans) implantou, a partir deste sábado, dia 9 de janeiro de 2010, um novo modelo de organização das linhas que atendem à Zona Norte da Cidade.

A reorganização da rede de transporte municipal urbano vai tornar a gestão das linhas mais eficiente e moderna e melhorar o atendimento aos moradores da região.

O processo de racionalização do sistema prevê: 

- Unificação de serviços - Maior segurança no deslocamento, face à eliminação de concorrência entre operadores.
Efeito:  Melhor distribuição dos serviços entre empresas e melhor regularidade na frequencia do serviço 

- Ajustes de itinerários com redução de sobreposição de linhas
Efeito: aumento da fluidez do trânsito permitindo maior velocidade dos ônibus

-  Alteração e ajustes na localização de pontos terminais. Reorganização dos terminais Santana e Belém
Efeito: melhoria do conforto e da segurança dos passageiros

- Criação de novas linhas e serviços
Efeito:  Aumentar as opções de atendimento às estações do Sistema Metroviário 

- Adequação da frota às novas características das linhas
Efeito: aumento de 20% na oferta de lugares na hora/pico

- Reformulação e adequação do número de partidas
Efeito: Melhoria na regularidade da operação

No total serão alteradas 42 linhas, principalmente na região do Tucuruvi, com demanda de 240 mil passageiros por dia e cerca de 400 veículos, beneficiando, em geral, todos os bairros envolvidos na readequação, por causa da melhora da regularidade do serviço e do aumento da oferta de lugares.

Para efeito de gestão do transporte coletivo, São Paulo está dividida em oito áreas e a Zona Norte corresponde à área 2, localizada entre a Rodovia Fernão Dias, a Av. Pres.  Castelo Branco (Marginal Tietê) e Av. Inajar de Souza.

Nesta área estão incluídas seis estações do Metrô (Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru e Portuguesa-Tietê) e dois terminais: Cachoeirinha e Casa Verde.

A área 2, que atinge os distritos de Tremembé, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Medeiros, Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Nova Cachoeirinha, Mandaqui, Limão, Casa Verde e Santana, opera com 1.732 veículos, distribuídos em 182 linhas de ônibus, transportando uma média de 1,15 milhão de passageiros por dia.

Preocupada com o bem estar dos passageiros a SPTrans comunicou as mudanças nos jornais de bairro, no Jornal do Ônibus (informativo afixado nos veículos da frota municipal) e no site www.sptrans.com.br, além reuniões dos técnicos da SPTrans com os líderes de todas as comunidades envolvidas nesta reorganização.

"Com as mudanças, a SPTrans vai aumentar a velocidade dos veículos e diminuir o tempo de espera dos passageiros, com um maior número de partidas e principalmente com mais lugares nos ônibus, já que as linhas mais movimentadas receberão veículos maiores e até articulados, ampliando a capacidade de atendimento na região", comentou o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans Alexandre de Moraes.

As novas medidas estão sendo implantadas em duas fases: a primeira começou neste último final de semana (9 de janeiro de 2010), beneficiando cerca de 140 mil passageiro;  e a segunda será implantada do dia 23 de janeiro, atingindo aproximadamente 100 mil usuários.