Subprefeitura faz trabalho preventivo para retirar famílias de área de risco

Agentes da Defesa Civil da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé retiraram 14 famílias que moravam em uma área considerada perigosa na Vila Nova Galvão

Com o objetivo de preservar a vida das pessoas que moram em áreas de risco, agentes da Defesa Civil da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé retiraram hoje (1º), 14 famílias que moravam em uma área considerada perigosa na Vila Nova Galvão.

É grande a quantidade de áreas com estas características na região do Jaçanã. Por isso estes funcionários realizam um mapeamento e um trabalho preventivo de cadastro de todas estas famílias, protegendo assim a integridade e a vida de todos os cidadãos.

Para deixar o local, as famílias receberam por meio da Secretaria Municipal de Habitação, uma verba de Apoio Habitacional. Em 2009, foram ao todo 92 famílias removidas de áreas de risco apenas na região.

Josineide Batista da Silva, cobradora de ônibus e uma das moradoras que precisou deixar sua casa, lamentou precisar abandonar seu lar, mas entendeu e agradeceu a atitude dos técnicos da Subprefeitura: “É muito difícil ter que deixar a casa onde moramos por muito tempo. Apesar de todos os problemas com as chuvas e ter que acordar com medo do desmoronamento, é sempre complicado ter que encontrar outro lugar para viver. Acho que a Subprefeitura faz bem em tirar essas pessoas de área de risco. É melhor sair daqui antes que coisa pior aconteça comigo ou com os meus sete filhos”.

A Subprefeitura, a Defesa Civil e a Guarda Civil Metropolitana Ambiental monitoram continuamente as áreas de risco da região. Mas, caso o cidadão saiba de alguma construção irregular, ou até mesmo construída na beira de rios, córregos, encostas, barrancos ou em topos de morro, basta ligar para a Defesa Civil e denunciar. A participação da população nesse sentido é de fundamental importância para que os órgãos públicos cumpram com seu dever e preserve a vida de todos.

Serviço:
Defesa Civil da Subprefeitura Jaçanã/Tremembé
Telefone: 2241.5613. O atendimento é realizado 24 horas por dia.

 

(Texto: Narcisa Baldassari)