Calçada Nova no bairro de Vila Albertina

Mutirão Mario Covas revitaliza a Rua Antonio Joaquim de Oliveira

 

A 16° edição do programa Calçada Nova - Mutirão Mario Covas foi realizada, no último domingo, 23 de abril, na Rua Antonio Joaquim de Oliveira, na Vila Albertina. Na ação foram construídos 2 metros de calçada, contando com a presença do prefeito em exercício e secretário das Prefeituras Regionais Bruno Covas, do prefeito regional do Jaçanã/Tremembé Alexandre Pires, do secretário municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, do secretário municipal de Cultura André Sturm, dos vereadores Conte Lopes, Aline Cardoso e Rodrigo Gomes, e os prefeitos regionais Jorge Farid da Vila Prudente,  Dário Barreto da Vila Maria e Ivan Lima de Pirituba.  Esta iniciativa que parte da periferia em direção ao centro da cidade objetiva reformar as calçadas para ampliar a acessibilidade da área de lazer e trazer mais conforto aos pedestres que circulam pela região.
“A calçada faz parte de um eixo estratégico de acessibilidade e mobilidade para essa gestão. Temos uma meta ousada que discute não apenas quantos quilômetros iremos recuperar, mas também a porcentagem de ampliação de deslocamentos a pé na cidade”, ressaltou o prefeito em exercício, Bruno Covas.
As ações no domingo foram iniciadas na Rua Antonio Joaquim de Oliveira, com o plantio de uma muda de pau-brasil, pelo prefeito em exercício Bruno Covas, pelo prefeito regional Alexandre Pires e pela vereadora Aline Cardoso, próximo da UBS de Vila Albertina. A bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi esteve presente apoiando o evento do mutirão Calçada Nova na Rua Antonio Joaquim de Oliveira.
Durante a semana, no entorno, foram executados serviços de limpeza e zeladoria, com a capina do mato, varrição, pintura de guias contínuas, cata-bagulho, construção de guias e sarjetas, tapa-buraco, limpeza de bueiros, limpeza de córrego. “Esta calçada estava numa situação muito crítica e sua recuperação proporciona um ganho grande para a comunidade, por ser uma via de fluxo intenso e dar acesso para UBS Vila Albertina, Promove e Escola Estadual Izac Silverio”, observou o prefeito regional Alexandre Pires.
Dentre os serviços executados ao longo da semana na Vila Albertina, 300 metros quadrados de limpeza de córrego, 220 metros quadrados de cobertura asfáltica na execução de tapa-buraco, um total de 90 metros quadrados de calçada, guias e sarjetas: 113 metros lineares, capina e varrição num total 7 quilômetros nos dois lados da via, 35 bueiros limpos, troca de 5 pontos de ônibus de madeira por totens, 12 faixas de pedestre reformadas, trocadas 6 placas de sinalização em postes, 5 rampas de acessibilidade, foi realizado o serviço de cata-bagulho volumoso em todo o bairro de Vila Albertina, foram colocadas 4 placas de proibido jogar lixo e entulho no muro da escola, um total 1980 metros quadrados de pintura com equipe antipichação.