Ata da reunião 08/08/13 das quintas ambientais na Subprefeitura JT

ATA DO DIA 08/08/2013 - Reunião Quinta Ambiental

Informes e Discussão

Representantes da COBRAPE Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, à convite da SABESP, vieram conhecer nosso Grupo e se manifestaram, solicitando uma data para apresentação do seu trabalho, que é o eixo social que acompanha as obras da SABESP na região. Manifestando-se quanto a necessidade de ampliação de parcerias com outros órgãos.
Foi apresentado pela Subprefeitura o novo conselho Participativo da Prefeitura de São Paulo e distribuído um manual contendo os passos a serem percorridos e foi questionado pelos presentes, a legislação , deliberação e remuneração. Também foi sugerido que para formação deste conselho, se realizasse alguns encontros de capacitação de seus futuros componentes. Houve questionamento entre os presentes, por se tratar de acúmulo de conhecimento entre os agentes da sociedade. Reforçou-se que esta capacitação vem para apoiar na formação de conselheiros comunitários, com ampla dimensão.
Foi levantado que temos que identificar pessoas representativas e talentosas nos bairros e por isso foi reforçado a necessidade da diversidade representativa da região estar presente para além de receberem informações aqui adquiridas tenham rebatimento na região.
Foi apresentado o resultado da vistoria no córrego esmaga sapo na Vila Albertina, realizada neste mesmo dia, acompanhado do técnico Campos de Guarulhos e a moradora Sra. Cristina, para identificação de área a ser utilizada no projeto piloto que receberá as obras de drenagem por meio do modelo apresentado anteriormente.
Sugeriu-se, em razão da forte demanda dos membros novos, um reconhecimento dos órgãos públicos que atuam na região, com foco em obras que caracteristicamente alteram a qualidade ambiental. Realizando um seminário nas quintas ambientais
Órgãos públicos presentes, como a Saúde, se manifestaram sobre a necessidade de participação das comunidades nas tomadas de decisão, fazendo o trabalho de informação constante como o que ocorre nas quintas
Foi apresentada a devolutiva do GT memória do Jaçanã, onde foi decidido que o espaço da Caixa d’água será convertido em um “ Centro de Mulltiuso de encontros e trocas entre comunidade e setor público
Novamente falou-se que todas as reivindicações construídas na coletividade devem ser pautadas no zoneamento regional, para com isso se tornar factível sua execução.
SABESP fez o convite para reunião dia 14/08/13 as 09:00h com a s comunidades.
Ao final ficou deliberado que para os planos de Bairro, faremos no próximo dia 15/08 a apresentação de elementos para construção e o respectivo zoneamento. A Unidade de Informação Territorializada 239/Parque Edu Chaves, será o piloto. Definido pelos seguintes critérios, pequena extensão geográfica, organização social, serviços ambientais previstos, tais como Parque Linear, região heterogênea de fácil acesso.

Encaminhamentos

- 22/08/13 um grupo pequeno de 06 pessoas ( Silmara , Tânia, Sonia, Cido, Negatxa e Francisco do SVMA), fará a visita a Guarulhos, para conhecer o projeto de microdrenagem de forma simplificada e sem remoção de famílias.
- COBRAPE/SABESSP solicitaram uma pauta para apresentação do projeto, aguardamos a data para entrar na pauta.
- Apresentação e diálogo sobre a metodologia de planos de bairro.
- 15/08 – Faremos um diálogo pautado no zoneamento sobre critérios para construção de planos de bairro.
- Agendar e construir um seminário com os atores que atuam na área ambiental na região

Próxima Reunião:
• Apresentação de elementos de construção de planos de bairros;
• Reconhecimento do zoneamento regional;
• Assuntos Gerais.