Ata da reunião 15/08/13 das quintas ambientais na Subprefeitura JT

ATA DO DIA 15/08/2013
Reunião Quinta Ambiental
Jaçanã/Tremembé

Ata da Reunião

Presentes:

Lions Tremembe;
Vigilância em Saúde;
Líder Comunitário;
SABESP;
Câmara de Arbitragem;
Aldeia Indigina Laklãnõ;
CONSEG Jaçanã;
GCM Ambiental;
Representantes da Subprefeitura Jaçanã;
Reciclação;
Associação Amigos do Tremembé; e
Servidor aposentado.

Informes e Discussão:

Iniciou-se com a apresentação do conceito, legislação e necessidade de elaboração de planos de bairro, com o propósito de orientar na sua construção nos respectivos bairros da região do Jaçanã/Tremembé. Este formato contou com a apresentação do contorno territorial, dados diagnósticos dos distritos e possíveis vocações regionais e zoneamento urbano. Os presentes se manifestaram sobre a intenção do projeto piloto ser na região do Edu Chaves e o por que de não ocorrer nas demais. Foi novamente explicado que para ampliar aos demais bairros é necessário que a metodologia esteja construída, com etapas de avaliação. O bairro do Edu Chaves tem características já mencionadas que facilitarão e agilizarão nesta construção. Após a conclusão da realização de estruturação, vamos junto aos representantes locais dos bairros inseridos nas UITs (Unidades de Informação Territorializadas) realizar ampla divulgação para posterior adesão.
Importante destacar que todos foram bem orientados quanto ao conceito de plano de bairro e sua necessidade no processo de planejamento regional previsto no PDE. Foi solicitado a presença de representantes dos dois distritos que deverão compor a mesa de debate sobre Planos de Bairro, na Fecomercio em 29/08/13. Em decisão do coletivo, serão Sr. Waldyr e Sra. Gisele, ambos representando os dois distritos desta Subprefeitura.
Informamos que em 19/08/13 delegados de meio ambiente terão um encontro na Subprefeitura de Santana, parar orientação na conferência. Comunicamos que em 20/08/13 será realizada no SENAC um encontro sobre plano de bairro e todos foram convidados. Levantou-se a intenção de implantação de central de triagem na região do Jaçanã/Temembé, optou-se por debater esta e todas as demais questões que envolvem o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, no próximo dia 29/08, onde nesta data já teremos o documento base da Conferência de Meio Ambiente. Considerou-se antecipadamente que as áreas tanto de ecoponto como de central de triagem, devem atender prioritariamente a rede estrutural de prestação de serviços ambientais e neste sentido a escolha das melhores locais deve ser analisada sob os espaços apropriados e já vocacionados na cidade. O grupo fará leitura prévia do material da conferência para dialogar no dia 29/08/13.
Analisamos a necessidade de membros das quintas serem também candidatos ao conselho participativo e faremos as indicações de forma coletiva e data oportuna.