Plano Emergencial de Remoções de Árvores reduz risco de danos em período de chuvas

Dando sequência ao conjunto de ações preventivas visando o período de chuvas, a Subprefeitura deu início na última semana ao Plano Emergencial de Remoções de Árvores

A medida tem como objetivo, remover preventivamente, cerca de 130 árvores, cujos laudos técnicos apontaram risco de queda - que se acentua ainda mais no período de chuvas - reduzindo os riscos de desabamento e de danos à população.

O plano abrange três fases. A primeira está caracterizada pelo corte em caráter emergencial de árvores que estejam vulneráveis, nos pontos onde não houver necessidade de intervenção da Eletropaulo.

Nesta primeira parte, haverá apenas o corte da árvore (o toco e a raiz não serão removidos a princípio), o que torna a ação mais simples e rápida, uma vez que tal medida possibilitaria a remoção de apenas uma árvore por dia. Dessa forma a ação permite a retirada de até três árvores por dia, aumentando a produtividade da equipe e a efetividade do trabalho;

Na segunda fase com início previsto para janeiro de 2011, é que entra a remoção do toco e da raiz ou destoca. A terceira e última fase consiste no replantio das mudas, programadas para a época de chuvas com o intuito de minimizar as perdas e favorecer o desenvolvimento das plantas.

O Plano Emergencial de Remoções de Árvores integra as ações preventivas desenvolvidas e programadas pela Subprefeitura, a fim de reduzir os danos causados no período de chuvas, tais como Operação "Caça-buracos". Realizada pela equipe da Subprefeitura, as ações são de busca por buracos para a realização rápida de recapeamento, levantamento de pontos de alagamentos e realização de limpezas preventivas de galerias e "bocas de lobo", entre outras medidas.