Subprefeitura e Zoonoses realizam ação contra o comércio irregular de animais

Nos dias 20 e 21 a ação será realizada na Praça Dr. Agostinho Bettarelo

A Subprefeitura Lapa e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ/PMSP) realizam, entre os dias 20 e 21/11 na Vila Leopoldina, uma ação em conjunto para combater o comércio irregular de animais. A ação tem como objetivo conscientizar a população a respeito deste crime que, de acordo com a legislação, proíbe a doação e comercialização de animais domésticos em praças, parques e vias públicas.

O evento será realizado na Praça Dr. Agostinho Bettarello durante todo o dia e contará com a participação de profissionais da área de veterinária, agentes de zoonoses e da subprefeitura. Além de crime, a comercialização ou doação destes animais de forma irregular não atendem determinações previstas na lei, como identificação por meio de microchip e esterilização cirúrgica (castração).

Para serem doados ou comercializados, os filhotes de cães e gatos também devem ter mais de 60 (sessenta) dias de vida, o que nem sempre ocorre. Nestes casos, também é comum a permanência deles por horas sob condições de maus-tratos, em locais inadequados, como dentro de caixas de papelão ou porta-malas de veículos, sem alimentação correta onde, muitas vezes, ficam doentes.

Compre cães e gatos somente em canis e gatis, pet shops ou estabelecimentos devidamente legalizados, que devem fornecer nota fiscal e outros documentos listados na legislação (Lei Municipal Nº 14.483). É possível adotar um animal de estimação no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rua Santa Eulália, 86, na região de Santana - próximo à estação Carandiru do Metrô. Para mais informações entre em contato no telefone (11) 3397-8900 ou pelo e-mail zoonoses@prefeitura.sp.gov.br.