Veja o que abre e o que fecha em SP no feriado

Esta sexta-feira, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, feriado em São Paulo e em outras 388 cidades do país.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que cerca de 1,5 milhão de veículos deixarão a cidade.

Haverá alterações no funcionamento de serviços, repartições e transporte público:

Bancos

As agências bancárias da capital paulista e de todas as cidades onde existe o feriado municipal do Dia da Consciência Negra não funcionarão na sexta-feira.

 Transportes

Os ônibus municipais de São Paulo circularão com apenas 50% da frota na sexta-feira. No sábado (21) e no domingo (22), a circulação será a normal para estes dias, respectivamente 60% e 50%.

Metrô: dia 20 os trens circularão como em um domingo. No sábado e no domingo, funcionará com o número de viagens normais para estes dias.

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no feriado e no sábado, a circulação será igual à de um sábado normal. Já no domingo passarão por manutenção:a Linha 9 (Esmeralda) - o intervalo de trens passa de 10 para 18 minutos; A Linha 8 (Diamante), a partir das 19h, alterará de 15 minutos para 18 os intervalos entre os trens.

Abastecimento
As feiras livres serão montadas nos locais e horários habituais.

Assistência Social
Durante o feriado, funcionarão os serviços 24h: abrigos e Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente.

Cultura
Todas as bibliotecas municipais estarão fechadas na sexta-feira. Neste dia, abrirão apenas os teatros Cacilda Becker, João Caetano, Paulo Eiró, Martins Penna e Arthur Azevedo.

O Centro Cultural São Paulo, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso funcionarão normalmente. Também abrirão a Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência, Museu do Teatro Municipal, Galeria Olido, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Capela do Morumbi.

Educação
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão na sexta-feira, mas somente para atividades especiais.

Esporte
Os clubes da cidade abrirão para atividades esportivas e de recreação.

Saúde
As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas funcionarão normalmente. Já as AMAs Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não abrirão. Os hospitais e prontos socorros municipais atenderão em regime de plantão.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão.

Trabalho
Os Centros de Apoio ao Trabalho não abrirão.

Verde e Meio Ambiente
Todos os parques municipais abrirão normalmente.

Procon
O Procon não funcionará na sexta-feira nem no sábado nos municípios em que houver feriado. Já os postos nos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera, em São Paulo, funcionarão entre 7h e 13h de sábado.

INSS
As agências não funcionarão nos municípios em que houver feriado.

Correios
Na sexta-feira, as agências dos Correios da capital paulista, da Grande São Paulo, do ABC, da Baixada Santista, Mogi das Cruzes e Vale do Ribeira não funcionarão nas cidades em que houver feriado, com exceção da agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que terá expediente normal entre 7h30 e 22h30.