Fundação Pró-Sangue convoca voluntários para doação de todos os tipos de sangue

Com estoques chegando ao fim, a fundação necessita urgentemente de mais doações

A Fundação Pró-Sangue está convocando novos doadores por meio de mensagens de textos (sms), ligações telefônicas e e-mai,l já que o número de bolsas de sangue em seu estoque é critico, sendo suficientes para apenas um dia e tendo em vista que a quantidade ideal seria de 1400 bolsas, quando na realidade não passa de 300 bolsas.

Saiba mais de como fazer sua doação:

Para começar, o candidato informa seus dados e recebe um código de identificação; a partir daí, ele será submetido a uma série de exames de saúde, além de entrevista particular, voto auto-exclusão (onde é informado se há comportamento de risco para AIDS) até chegar a hora da doação de cerca de 450 ml de sangue.

Após todo o processo, o sangue também passará por uma bateria de exames para confirmar a segurança e, em seguida será levado aos estoques da instituição.

Atenção para os requisitos principais:

Para doar, a pessoa deve ter entre 16 e 67 anos (no segundo caso, há uma restrição às pessoas que nunca doaram sangue), boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas 4 horas antes da doação).

E para os impedimentos:

Pessoas nestas condições não poderão doar sangue por período determinado:
Resfriados; gravidez; amamentação (caso o parto tenha ocorrido nos 12 meses anteriores); ingestão de bebidas alcoólicas; tatuagem nos últimos 12 meses e situações nas quais há maior risco em adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Pessoas nestas condições não poderão doar sangue por período indeterminado:
Pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade; evidencia de hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas, malária e usuários de drogas injetáveis ilícitas.

Vale lembrar que para doar, o doador deve apresentar documento original com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e de Previdência Social).

É muito importante salientar também que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, e o tipo mais procurado é o O NEGATIVO, por ser universal. Porém, qualquer doação será bem vinda.

Postos de coletas:

Posto Clínicas
2ª a 6ª, das 7 às 19h; sábados e feriados das 8 às 18h
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínicas

Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
2ª a 6ª, das 8 às 17h; e sábado das 8 às 16h

Posto Castelo Branco
R. Ari Barroso, 355 – Osasco
2ª a 6ª, das 8 às 17h; e 1º, 3º e 5º sábados, das 8 às 16h

Posto Mandaqui
Av. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui
2ª a 6ª, das 12 às 18h

Posto Barueri
Rua Ângela Mirela, 334, térreo – Barueri
2ª a 6ª, das 8 às 16h

Posto Pedreira
Rua João Francisco de Moura, 251
2ª a 6ª, das 7h30 às 12h30; e 1º, 3º e 5º sábados, das 8 às 16h

Venha, doe e faça sua parte ajudando a salvar vidas.