CET implanta Área 40 em novas vias da Lapa

A ação visa aumentar a segurança para usuários e incentivar o melhor compartilhamento do espaço urbano. Com este complemento, a Lapa recebe a nona implantação desta operação na cidade.

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá implantar na segunda-feira (30/03) um complemento à Área 40 do Bairro da Lapa. A Área 40 é uma Área de Velocidade Reduzida onde será regulamentada a velocidade máxima de 40 km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada na cidade de São Paulo (de 540 em 2012, para 515 em 2013), as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.
A região da Lapa concentra grande volume de pedestres, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo. Entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013, aconteceram 6 atropelamentos e 11 acidentes com vítimas na área em que a CET fará a intervenção, resultando em 22 pessoas feridas. Os usuários dos demais modos de transportes também serão beneficiados com a redução da velocidade máxima nas vias dessa região. A área que agora recebe esta intervenção tem cerca de 0,3 km²,

Para implantação desta Área de Velocidade Reduzida na Lapa serão 36 placas de sinalização vertical de regulamentação, advertência e educativas, além de 101 m² de sinalização horizontal nas vias afetadas pela mudança. Antecipadamente serão instaladas 7 faixas de vinil, alertando sobre as alterações.

Área 40

O Projeto da Área 40 foi lançado com o objetivo de melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área contemplada. A iniciativa, que começou a ser implantada em outubro de 2013, já abrange todas as regiões da cidade. Abaixo relacionadas.

Centro
Área 40 na Rótula Central - 1ª Fase - (21/10/2013) - Possui área interna de cerca de 1,6 km² e extensão aproximada de 5,0 km na junção das seguintes vias: Avenida Mercúrio, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Doutor João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Praça Clóvis Beviláqua, Avenida Rangel Pestana, Viaduto 25 de Março, e, fechando o círculo, Viaduto Mercúrio.
Área 40 na Rótula Central - 2ª Fase - (15/12/2014) - Possui área interna de cerca de 2,4 km², delimitada pelas seguintes vias: Avenida Rangel Pestana, Rua Anita Garibaldi, Praça João Mendes, Viaduto Dona Paulina, Avenida Ipiranga (entre as avenida Cásper Líbero e São Luís), Avenida Senador Queirós e Avenida Mercúrio.

Zona Oeste
Área 40 na Região da Lapa (01/09/2014) - Possui área interna de cerca de 0,8 km² delimitada pelas ruas Clélia, Carlos Vicari, Guaicurus, John Harrison e Doze de Outubro, respectivamente.

Zona Norte
Área 40 em Santana (22/09/2014) - A intervenção ocorreu num espaço de 1,2 km² delimitado pelas avenidas Braz Leme, Santos Dumont, Morvan Dias de Figueiredo, Cruzeiro do Sul, General Ataliba Leonel, e ruas Jovita, Conselheiro Saraiva, Alfredo Pujol, Chemin Del Pra e Doutor César.

Zona Sul
Área 40 em Moema - 1ª Fase – (03/11/2014) - A intervenção tem cerca de 1,7 km², delimitada pelas avenidas dos Bandeirantes, Ibirapuera, Indianópolis e Moreira Guimarães.
Área 40 em Moema - 2ª Fase – (17/11/2014) - A área tem cerca de 1,7 km², sendo geometricamente inversa a da 1ª fase, delimitada agora pelas avenidas dos Bandeirantes, Ibirapuera, Santo Amaro, Hélio Pellegrino e República do Líbano.

Zona Leste
Área 40 na Penha (01/12/2014) – Com cerca de 0,8 km², a área está delimitada pela Avenida Governador Carvalho Pinto, Avenida Cangaíba, Rua Padre João, Rua Doutor João Ribeiro, Rua Coronel Rodovalho, Avenida Engenheiro Alberto Pretini, Rua Vereador Cid Galvão da Silva e vias lindeiras a linha da CPTM.
Área 40 na Brás (23/02/2015) – A intervenção tem cerca de 2,7 km² delimitados pela Avenida do Estado, Rua João Teodoro, Rua Rodrigues dos Santos, Rua Rio Bonito, Rua Behring, Rua Júlio César da Silva, Rua Firmiano Pinto, Rua Coronel Albino Bairão e vias lindeiras a linha da CPTM..
Com este complemento de 0,3 km² na Lapa, a cidade agora conta com 13,2 km² de Área de Velocidade Reduzida.

Recomendações ao público

• Respeite a sinalização;
• Respeite a travessia e não pare sobre a faixa de pedestres;
• Transporte crianças com segurança: somente no banco de trás,usando cinto ou assentos apropriados;
• Nunca feche o cruzamento;
• Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
• Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
• Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
• Procure conhecer previamente as vias de acesso e locais para estacionamento.

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na área.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.