Prefeitura no Bairro beneficiará quase 50 mil pessoas no Jaguaré, zona oeste

Postos de atendimento foram instalados no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, e trabalhos intensificados de zeladoria ocorrerão em 129 ruas.

Em sua 17ª edição, o programa Prefeitura no Bairro chegou aos bairros do Jaguaré e Vila Lajeado, na zona oeste da capital. A vice-prefeita abriu nesta segunda-feira (3) os trabalhos nas tendas de atendimento, instaladas em frente ao Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré.

“É uma oportunidade importante para entender melhor a região e poder levar em conta as necessidades desta área da subprefeitura da Lapa. Este é o objetivo do Prefeitura no Bairro: aproximar-se mais da comunidade, ouvir o conselho participativo, as entidades da região e com isso atender o pressuposto de maior diálogo com a cidade”, afirmou vice-prefeita, que também coordena o Comitê Integrado das Subprefeituras.

Os postos móveis de atendimento funcionarão durante quinze dias e oferecem serviços ou orientações em áreas como saúde, educação, transportes, esporte e meio ambiente. No mesmo período, a subprefeitura da Lapa intensificará a zeladoria em 129 ruas da região, em uma área de 6,6 quilômetros quadrados, onde vivem 49.863 pessoas.

Um dos destaques da ação é a construção de um muro de contenção em uma área de risco na avenida Presidente Altino. “Por que escolhemos o Jaguaré? Temos a nossa comunidade aqui na Vila Nova Jaguaré, com 15 mil pessoas. Das três obras que o conselho participativo escolheu, duas estão aqui: o muro da Presidente Altino, que já começamos as obras, e a praça Ralph Rosenberg”, explicou o subprefeito da Lapa.

Entre as ações previstas estão pintura e sinalização de viários, poda e plantio de árvores, reconstrução de sarjetões, recuperação e revitalização de espaços públicos. Será realizada a manutenção de 140 mil metros quadrados de praças e canteiros e de 5.225 metros quadrados do córrego Alexandre Mackenzie.

“Sou moradora do bairro há 58 anos, nasci aqui e brigo pela região. O que eu peço para os moradores é chamar os vizinhos, os amigos para aproveitar as tendas, para a gente se colocar e trabalhar junto. A comunidade é que faz crescer o bairro”, disse Maria de Fátima dos Santos, líder comunitária. Entre as reivindicações dos moradores estão investimentos em saúde, com a abertura de uma unidade básica de saúde (UBS) e a reabertura de leitos do hospital Sorocabano.

O programa leva ao Jaguaré equipes de assistência social, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), iluminação, limpeza pública e de educação. A Subprefeitura Lapa terá um espaço para o atendimento à população, com técnicos para o registro e esclarecimento das solicitações. A Coordenadoria de Saúde oferecerá orientações sobre prevenção da dengue e sobre saúde bucal, além de avaliação de índice de massa corporal, orientação de alimentação saudável, vacinação, testes de glicemia e de HIV e medição de pressão. Ao longo da semana, a população ainda poderá aproveitar palestras, dança, atividade física, teatro e rodas de leitura.

Um dos destaques do programa têm sido as unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). “Nós estamos aqui para apresentar os serviços de carteira profissional, o seguro desemprego, como se preparar para fazer um currículo, participar de uma entrevista, além de encaminhar para as vagas de emprego que estão sendo articuladas aqui no Centro de Apoio ao Trabalho. Ao mesmo tempo, estamos apoiando a autonomia econômica, com a formalização do microempreendedor individual”, afirmou o secretário (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo).

Durante a cerimônia de abertura, a secretária (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) entregou termos de acessibilidade ao Centro de Educação Infantil Jaguaré e à Escola Municipal de Educação Infantil Jaguaré. Nesta manhã, a vice-prefeita também plantou no CEU Jaguaré uma muda de ipê branco, árvore escolhida pelos alunos como símbolo do equipamento. Participaram da abertura do Prefeitura no Bairro os secretários de Direitos Humanos e Cidadania e Relações Governamentais.

Agenda

Veja o calendário para as próximas ações:
- 10 de agosto: subprefeitura de Ermelino Matarazzo
- 17 de agosto: subprefeitura de Perus