Mercado Municipal da Lapa completa 61 anos

Evento de celebração ocorrerá na segunda-feira, 24/08, a partir das 09h00.

Em comemoração aos 61 anos do Mercado Municipal da Lapa, e, aos 134 anos da Corporação Operária Musical da Lapa (Banda da Lapa), a Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo – (SDTE), por meio da Supervisão Geral de Abastecimento – (ABAST), e a Associação dos permissionários do Mercado da Lapa – (ACOMEL), prestam homenagem à Banda mais antiga de São Paulo.

O Mercado da Lapa foi fundado em 24 de agosto de 1954, por imigrantes italianos. Seus primeiros fregueses eram os próprios patrícios consumidores de produtos alimentícios e importados.

O evento comemorativo, como já é tradição, a partir das 9h da manhã, segunda-feira, 24/08, nas 8 portas do Mercado, de hora em hora corta-se um bolo para o público. Neste aniversário, além do bolo, haverá duas atrações musicais:

“VELASQUE DA SANFONA” – A partir das 12h

Valdemar Valesque é um sanfoneiro Gaucho, cujo pseudônimo, Valesque Sanfoneiro. Defensor da música sertaneja raiz, tem o objetivo de difundir o gênero musical que representa a vida do homem do campo. Acompanhado pelo violonista Carlos Brasil, seu show completa o brilho. Os músicos percorrem o Brasil fazendo suas apresentações nas Praças e Mercados Municipais.

Com 4 discos gravados, fazem sucesso por onde passam, contagiando o público ao som da boa música sertaneja. Além de divulgar o próprio trabalho, também está incluso no repertório músicas de outros artistas do mundo sertanejo.

 

“CORPORAÇÃO OPERÁRIA MUSICAL DA LAPA” – A partir das 14h

Conhecida como Banda da Lapa, fundada em 1881, foi criada por influência do pianista e maestro ítalo-brasileiro Luigi Chiaffarelli (1856-1923), hoje nome de via pública no bairro dos Jardins. O grupo foi batizado inicialmente de Lyra da Lapa e tinha o nobre objetivo de se apresentar em desfiles de 7 de setembro. Atualmente a Corporação Operária Musical da Lapa, faz parte do roteiro cultural de São Paulo.

Fonte: Supervisão Geral do Abastecimento (ABAST)