Região recebe projeto piloto de Feiras e Jardins Sustentáveis

O pátio da Subprefeitura recebe, desde setembro, cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados pela Inova em 26 feiras da região da Lapa.

O secretário de Serviços visitou nesta terça-feira (17/11) o pátio piloto do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, na Subprefeitura da Lapa, acompanhado pelo subprefeito, o presidente da Inova, e o coordenador de resíduos orgânicos da Amlurb. 

Situado em área de três mil metros quadrados, o pátio recebe, desde setembro último, cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados pela Inova em 26 feiras da região da Lapa. O projeto permite que esse material tenha novo e importante uso: em vez de ser descartado em aterros sanitários, é reaproveitado na compostagem, o que possibilita a produção de adubo de qualidade.


Em dezembro, a Subprefeitura receberá o primeiro lote de adubo, que será utilizado em ações de jardinagem nas praças.
Até agosto de 2016, a Lapa servirá como referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem – cada uma com capacidade para processar, diariamente, 50 toneladas de resíduos — que a Prefeitura pretende implantar no município no próximo ano, descentralizando o processo e diminuindo os custos com transporte dos materiais.


A iniciativa será fundamental para o cumprimento da Meta 92 da gestão do prefeito Fernando Haddad, que estabelece a compostagem dos resíduos orgânicos das 900 feiras livres de São Paulo e dos serviços de poda.