3,5 mil famílias da região da Lapa aguardam processo de regularização fundiária desde a década de 90

Os moradores da comunidade Nova Jaguaré receberão os seus títulos de concessão de uso, a partir de sexta (20). Os documentos que serão entregues pela Secretaria Municipal de Habitação garantem segurança jurídica na posse dos imóveis.

Em evento, nesta sexta feira (20), cerca de 11,5 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega de títulos de concessão de uso. Essas famílias aguardam o processo de regularização fundiária desde a década de 90. O ato será realizado, às 12h, na Praça XI, Rua Assum Preto, 49 – Favela Vila Nova Jaguaré. Esses documentos concedidos garantem a segurança jurídica necessária às famílias.

No caso dos assentamentos públicos irregulares, trata-se de áreas ocupadas irregularmente que foram sendo consolidadas com o passar do tempo. A Secretaria Municipal de Habitação, de acordo com o planejamento em regularização fundiária, realizou estudo do lote, levantamento altimétrico, fechamento do perímetro, execução do parcelamento, cadastro das famílias, reuniões com moradores, plantão de dúvidas, recolhimento de documentos e abertura das matrículas no cartório de registro de imóveis. As obras de urbanização necessárias na comunidade foram executadas, em sua maioria, pela Prefeitura - contenção de encostas, ligações de água e esgoto à rede oficial, expansão da rede elétrica, iluminação pública e abertura de vias de pedestres e de veículos. Todo o planejamento habitacional consta na ferramenta online Habisp.Plus (www.habisp.inf.br).

 

Fonte: Secretaria Municipal de Habitação