Equipe de limpeza urbana trabalhará no combate à dengue

Campanha “Todos Juntos contra dengue, zika e chikungunya” capacitará 20 mil trabalhadores para conscientização da população e eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

Os 20 mil trabalhadores de limpeza urbana e da coleta domiciliar da capital se uniram nesta quinta-feira (14) à luta contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. A equipe atuará nas ruas da capital com foco na conscientização da população e na eliminação de criadouros. Para reforçar a ação, 24 caminhões de lixo circulam em toda a cidade com comunicação visual da campanha “Todos Juntos contra dengue, zika e chikungunya”.

A iniciativa é uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Serviços com o Siemaco - entidade sindical da área de limpeza urbana. A ação foi iniciada com a capacitação de cerca de 1.200 trabalhadores, realizada no Ginásio Poliesportivo do Estádio do Pacaembu, na região central. No evento, a médica sanitarista Brunis Bronislawa de Castro, do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti e também da COVISA, apresentou as ações contra o mosquito. O público também acompanhou apresentação do grupo de teatro da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS).

Segundo o secretário de Saúde, a luta contra o Aedes aegypti em São Paulo passa a contar com uma equipe de mais de 30 mil pessoas. “A campanha conta com 20 mil trabalhadores de limpeza urbana, 2.500 agentes de vigilância em saúde, 8.000 agentes comunitários de saúde e 100 soldados do Exército Brasileiro para orientar e ajudar as pessoas a eliminar os criadouros do mosquito que, em 85% das vezes, estão na casa das pessoas”, afirmou o secretário.

A mensagem de prevenção e de conscientização também circulará pela Capital em 24 caminhões de coleta de lixo com comunicação visual da campanha, e os profissionais de limpeza irão distribuir panfletos com orientações à população. “Vamos usar todos os instrumentos, até os carrinhos dos varredores vão ter uma mensagem. É um trabalho intenso, um mutirão, vamos usar todas as armas e ferramentas contra o mosquito que transmite essas doenças”, afirmou o secretário de Serviços.

Para integrar todos os profissionais da limpeza urbana na campanha, 100 trabalhadores das empresas Soma, Inova, Loga e EcoUrbis foram capacitados como multiplicadores pela coordenadoria geral das ações de controle do Aedes aegypti, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).

 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo