Mais de cem bueiros da cidade ganharão sensores que emitem alerta quando estiverem sujos

Instalação de 110 equipamentos foi iniciada na quarta-feira (13) em locais que apresentam alagamentos e serviço será concluído em 30 dias. Com sensores limpeza será realizada com base nos alertas recebidos

A partir da última quarta-feira (13), 110 bueiros e bocas-de-lobo localizados em diferentes regiões da cidade de São Paulo começaram a ganhar sensores eletrônicos que emitem alertas quando estiverem sujos e precisarem de limpeza. Os locais escolhidos para receber a tecnologia foram mapeados pela Prefeitura e tem histórico de alagamentos frequentes durante as chuvas, como por exemplo,a avenida Alcântara Machado (Radial Leste) nas esquinas com os viadutos Guadalajara e Bresser.

Com a instalação dos equipamentos, as equipes de limpeza poderão monitorar, por meio da Central de Controle Operacional da Gestão de Serviços Mecanizados, a quantidade de resíduos que os bueiros tem em tempo real e quando eles atingirem 50% da capacidade, um alerta será emitido. Entre os bairros beneficiados estão Mooca, Sé, Butantã, Pinheiros, Lapa, que são atendidos pela empresa Inova. A previsão é que a instalação de todos os 110 equipamentos aconteça em 30 dias e como faz parte do contrato do município com a empresa, não custará nada aos cofres municipais.

Antes da implantação dos sensores, as equipes operacionais de limpeza trabalhavam em escala, com programações fechadas, direcionadas a locais pré-determinados e efetuando o serviço, independentemente da quantidade de resíduos existentes. Com a instalação dos chips, em vez de a equipe se deslocar com base na programação, a execução dos serviços passará a ser realizada com base nos alertas recebidos. Quando o volume crítico é alcançado, o sensor envia um alerta de limpeza para a central, que realiza a programação dos pontos a serem limpos.

Com a medida, além de otimizar o serviço de limpeza de bueiros minimizando os impactos das chuvas, os trabalhos serão executados somente quando efetivamente se fizer necessária, gerando mobilidade e melhorias operacionais.

Principais medidas de zeladoria
Como realiza todos os anos, desde 2013, a Prefeitura elaborou um Plano Preventivo, que organiza as informações e as ações da administração para minimizar o impacto esperado junto à população.

Para auxiliar o escoamento da água, a Prefeitura aprimorou os serviços de coleta de lixo. São 12 mil toneladas de lixo e outras 288 toneladas de lixo reciclável recolhidos diariamente na cidade. Os bueiros e as bocas de lobo passaram por um processo permanente de limpeza. Ao longo do ano, 422 mil bueiros foram limpos.

A Prefeitura também identificou 287 pontos de alagamento na cidade, dos quais 199 serão avaliados semanalmente e 88 quinzenalmente. Das cerca de 7.400 bocas de lobo destes pontos, 5.130 serão limpas semanalmente e 2.270 quinzenalmente.

Outra ação importante foi a de limpeza dos piscinões e cerca de 270 mil metros cúbicos foram limpos. Da mesma forma, mais de 2,5 milhões de metros lineares de córregos.

 

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo - SECOM