Área verde no bairro City Lapa recebe o primeiro composto do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Na última quinta-feira, 21 de janeiro, a área entre as ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúna foi contemplada com a implantação do primeiro composto proveniente do projeto.

Na última quinta-feira, 21 de janeiro, a Subprefeitura Lapa iniciou a implantação do composto proveniente do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis, em uma área verde situada entre as ruas João Tibiriçá e Barão de Itaúna, no bairro City Lapa. A Subprefeitura da Lapa serviu de pátio piloto para o desenvolvimento do programa. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em parceria com a Subprefeitura e a empresa Inova, responsável pelos serviços de limpeza nas regiões Norte, Oeste e Central do município.

Situado em área de três mil metros quadrados na Subprefeitura, o pátio recebe cerca de 35 toneladas semanais de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados em 26 feiras da região da Lapa. O projeto permite que esse material tenha novo e importante uso: em vez de ser descartado em aterros sanitários, é reaproveitado na compostagem, o que possibilita a produção de adubo de qualidade e a utilização em ações de jardinagem nas praças.


Na área verde no bairro City Lapa, foram utilizados três metros cúbicos de composto, dez metros cúbicos de terra, além do plantio da espécie hemerocallis. A intenção da Subprefeitura é expandir a utilização do composto em praças e áreas verdes da região.


Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis

Baseado no método criado pela Universidade Federal de Santa Catarina e o Cepagro (Centro de Promoção e Estudos da Agricultura de Grupo), o processo conta com quatro operadores e funciona da seguinte maneira: os orgânicos coletados pela Inova em sacos nas feiras são separados e depositados em leiras (canteiros preparados para o recebimento desses resíduos). Em seguida, são cobertos por camadas de palha de grama, propiciando o surgimento de bactérias e fungos que degradam a matéria orgânica de forma controlada, sem exalar mau cheiro ou atrair insetos.

Os resíduos de poda triturada garantem que o ar continue circulando, o que é fundamental para o êxito do processo. Para estimular a participação da comunidade, a Inova investiu em ações de conscientização ambiental e promoverá visitas a escolas.

 

Assessoria de Imprensa - SPLA