Parceria entre Subprefeitura, CET e Bloomberg vai requalificar a mobilidade urbana na região da Lapa

Custo do projeto será financiado pela SubLapa e a Bloomberg Philanthropies

 

#Cities4Health

A Subprefeitura da Lapa e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), junto com o programa Parceria para Cidades Saudáveis (Bloomberg Philanthropies), estão em fase final de elaboração do projeto que vai aumentar a segurança de pedestres e ciclistas que circulam pelas ruas Coriolano, Pio XI, Nossa Senhora da Lapa e Thomé de Souza, na região da Lapa. A intervenção viária contará com a instalação de novos semáforos, placas de sinalização e alargamento de calçadas.


O projeto foi elaborado pela CET e terá o custo compartilhado entre a Subprefeitura da Lapa e a Parceria para Cidades Saudáveis, programa da Bloomberg Philanthropies. “Ela (parceria) oferece um capital ‘semente’ para apoiar políticas públicas que comprovadamente melhoram a saúde de todos, como é o caso da mobilidade ativa”, explica Hannah Machado, coordenadora de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Esse trecho faz parte das rotas sinalizadas por meio de placas de orientação de ciclistas, iniciativa da Prefeitura e da CET. O Programa de Orientação do Ciclista (POC) tem como objetivo incentivar a mobilidade ativa por meio da sinalização direcionada a quem utiliza a bicicleta para se deslocar pela cidade.


“O projeto tem tudo para mostrar às pessoas como os deslocamentos de bicicleta podem ser feitos de forma rápida e segura. É por isso que as placas têm o tempo de deslocamento, direção e distância de um ponto até o outro”, completa Hannah.


Para o subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes, a questão fundamental do projeto, além de impactar na sinalização das ciclovias e de suas conexões, é a segurança do pedestre e a mobilidade ativa, principalmente na Rua Pio XI, que deverá receber um semáforo, aumentando a segurança das pessoas que já fazem aquele trajeto.

 

Projeto foi desenhado pela CET 


O subprefeito se empenhará pessoalmente, através de emendas parlamentares, para captar os recursos necessários para que a obra seja feita ainda no próximo ano. “É uma obra necessária para atender a segurança de todos que transitam por ali”, disse.


“O projeto surgiu no passado, mas está se viabilizando agora com o empenho do subprefeito e da Parceria para Cidades Sustentáveis. Estamos próximos de garantir essa conexão para aumentar a segurança de todos e fazer as intervenções necessárias, como a instalação de semáforos e a sinalização do espaço”, afirmou João Previz Rodrigues, gestor do Departamento de Planejamento de Modos Ativos da CET.


“As placas de orientação para ciclistas vão revelar a conectividade da infraestrutura cicloviária entre o Centro e a Lapa. Para que seja possível garantir a segurança dos ciclistas ao longo das rotas sinalizadas, é necessário garantir a conectividade em alguns pontos”, disse ele.

Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis

A iniciativa Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede mundial de cidades comprometidas com a proposta de salvar vidas por meio de ações de prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões. A ação conta ainda com a parceria da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Vital Strategies.


Com a proposta de incentivar a caminhada, o uso de bicicletas e a convivência em vias seguras, São Paulo é uma das 50 cidades do mundo a participar da iniciativa, que tem duração de 18 meses e oferece subsídio de R$ 300 mil.