Subprefeitura Lapa recebe Caravana de Serviços para pessoas com Deficiência

Atendimentos ocorreram nos dias 27 e 28 e contaram com Intermediação em Libras

 Nesta semana, a Subprefeitura Lapa recebeu a Caravana de Serviços municipais para pessoas com deficiência. O projeto faz parte da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) em parceria da Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD).
De acordo com a SMPED, além de promover a acessibilidade, a ação visa a aproximação e a prestação de serviço à população com deficiência.

Cidadão recebe atendimento durante caravana dos serviços municipais para pessoas com deficiência

A programação aconteceu na Praça de Atendimentos e ofereceu serviços como: orientações sobre Empreenda Fácil, MEI e empreendedorismo (ADESAMPA); Vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados, desbloqueio de CCM e Senha WEB (Fazenda); Orientação jurídica (FMU); Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa (Junta de Serviço Militar); Consulta e negociação de débitos tributários Mobiliários e Imobiliários inscritos na Dívida Ativa (Justiça); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTRans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Lapa).

Van LGBTI mais também esteve no local prestando atendimento e esclarecimento

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, a subprefeitura utilizou-se do posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). “Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real”, explica Márcio Araújo Filho, gerente da Praça de Atendimento. 

No total foram realizados 113 atendimentos, sendo 25 do CATe, 9 do CIEE, 7 do CMPD, 3 do CRAS, 4 do DSV, 3 de assessoria de pessoa jurídica, 57 bilhete único especial e 5 do atende.

Secretário Cid Torquato no local em visita à Caravana com ele o subprefeito da Lapa Leonardo Santos

“Acreditamos que aqui é o ponto mais próximo da prefeitura com o cidadão. O objetivo é incluir na nossa programação mais ações do tipo para que cada vez mais a população tenha acesso às informações e serviços”, explica o subprefeito, Leonardo Casal Santos.

De acordo com o secretário municipal da pessoa com deficiência, Cid Torquato, o objetivo é orientar os funcionários e mostrar à população os serviços disponíveis.

Intérprete de libras no local de atendimento

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara o secretário.

Cronograma próximas agendas:
10 e 11/04 - Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
24 e 25/04 – Perus – Zona Norte

Assessoria de Imprensa
Subprefeitura Lapa
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