Plano Cicloviário é debatido com a população

Audiência discute melhorias para ciclistas na região

As Subprefeituras Lapa, Pinheiros e Butantã realizaram na última quinta-feira, 30, a audiência pública sobre o Plano Cicloviário para o biênio 2019/2020. O encontro aconteceu na Sub de Pinheiros e foi promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) em parceria com a CET.

A iniciativa atendeu a exigência da Lei Municipal Nº 16.885/2018, de 2018, que determina que a implantação de vias exclusivas para bicicletas deve ser precedida de audiência pública.

“No Brasil, a gente não discute mais se a bicicleta faz parte do modal de mobilidade. A bicicleta chegou, o carro tá sendo compartilhado e agora vem o patinete e o skate elétrico, isso já é realidade”, diz o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.

Imagem mostra visão panorâmica da audiência pública sobre o Plano Cicloviário com a presença dos subprefeitos, sociedade civil e população


A reunião contou com a presença de diversos ciclistas que acompanharam e fizeram apontamentos sobre as propostas de conexões e implantação da malha cicloviária apresentadas pela CET.

Os assuntos destacados incluem locais para novas ciclovias, prioridades, melhorias das já existentes, fiscalização do trânsito, implantação nas regiões periféricas, redução de velocidade nas ruas, entre outros. Para a região, questões como a conexão da ciclovia com a estação da CPTM LAPA e a implantação de ciclofaixa no viaduto da Lapa foram levantadas pelos ciclistas.

De acordo com o subprefeito da Lapa, o Plano Cicloviário já pode ser visto nos três projetos de intervenção urbana existentes.

“Há um tempo fizemos gestão pública preocupados com o deslocamento por carro, ônibus e metrô. Agora começamos a modificar essa estrutura para incluir a ciclovia. O processo pode parecer lento porque é necessário entender a necessidade da sociedade, mas já vejo a mobilidade ciclística inserida no PIUs Leopoldina, Arco Pinheiros e Tietê, projetos de intervenção e reforma que a Lapa discute”, completa Leonardo Casal Santos.

Plano Cicloviário
O Plano de Metas para o Biênio 2019/2020 prevê a implantação de 173 quilômetros e 350 metros de infraestrutura cicloviária voltados para conexões da malha existente, além da requalificação de 310 quilômetros e 600 metros de ciclovias e ciclofaixas existentes na cidade.
A indicação dos locais para a implantação de conexões da malha cicloviária teve como base a interligação com diferentes modais de transporte, a conectividade entre os trechos já existentes e a abrangência de toda cidade, levando-se em conta as características e volume de tráfego de cada via.