Subprefeitura realiza atividades próprias na Virada Sustentável

Lapa é a única Subprefeitura que participa da agenda oficial do evento

A Subprefeitura Lapa participará neste ano da Virada Sustentável de São Paulo pela primeira vez como realizadora por meio de uma série de intervenções sustentáveis na região. A programação do evento acontece entre os dias 22 e 25 de agosto em toda cidade, e o bairro é o único a contar com um circuito próprio de atividades.

Em anos anteriores, a Subprefeitura participou das Viradas Sustentáveis como apoiadora, contudo, em 2019 sua atuação é elevada ao posto de realizadora, assim sendo a única das subprefeituras a contar com uma agenda de realização própria nesta edição.

vIRADA SUSTENTAVEL

“É extremamente importante estimular a consciência ambiental na população. Esses projetos servem como semente para aflorar o pensamento em cada um, para que um dia possamos viver em um mundo melhor em que cada um faça sua parte, pois somos todos responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente e com a nossa cidade”, diz o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.

Lapa na Virada

As atividades abrangem a temática da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente através de diferentes formas de expressão do conhecimento, deste modo, diferentes tipos de público são atingidos pelas ações.

Foto de menina grafitando

O maior evento de graffiti feminino do País, “Rua das Cem Minas”, será realizado no sábado, dia 24 de agosto. Além de pintar o muro da Rua Antonio Brito Marques, na Lapa de Baixo, o programa também traz atividades artísticas e rodas de conversa, totalmente feitas por mulheres.

Na edição do ano passado, 126 grafiteiras participaram do evento e, neste ano, serão ao todo 403. As 100 primeiras inscritas receberão um kit contendo seis sprays de tinta e as demais poderão pintar com material próprio.

Haverá ainda a Mostra Cinema das Cem Minas no Tendal da Lapa, outras exposições paralelas e também a Feira das Cem Minas, uma iniciativa de empreendedoras mulheres da região, criada após a realização do primeiro evento, onde todos poderão comprar sua alimentação e outros produtos. Acesse o portal da Subprefeitura para conferir a lista de inscritas.

A segunda edição do “Sumaré Sustentável” também será realizada durante a Virada. A ação leva conscientização ambiental aos cidadãos por meio de postos de coleta de resíduos, oficinas e atrações culturais na Avenida Sumaré. Este está programado para acontecer domingo, dia 25.

Avenida Sumaré

Durante o “Sumaré Sustentável”, o artista plástico Sérgio Fabris confeccionará ao vivo uma obra de arte feita com bitucas de cigarro. A ação faz parte da campanha “Bituca #EuJogoCerto”, também realizada pela Subprefeitura Lapa e Virada Sustentável, com o objetivo de informar a população sobre o problema do descarte incorreto das bitucas. Como parte da campanha, no mês de agosto, também foram instalados 30 pontos de coleta de bitucas na região.

Veja a programação completa de cada projeto:

“Rua das Cem Minas”:

ESPAÇO DO PAPO
10h às 12h30 - Roda de Conversa – Mulheres e Desenvolvimento Econômico
13h30 às 15h - Roda de Conversa com mulheres trans
Desafios da inserção social e profissional das mulheres trans, Thais de Azevedo, sócio-educadora do Centro de refereência da Defesa da Diversidade - CRD, e Paula Beatriz de Souza Cruz, pedagoga, pós-graduada em Gestão Educacional pela UNICAMP/SP e pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Diretora de Escola EE Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo.

Cem Minas na Rua

ESPAÇO DAS ARTES
9h as 11h Dj Ledah
Na cena desde 2007, foi hostess dos tradicionais Clube SoGo, Sonique, Hot-Hot, deixou as portas para assumir as pick-ups em festas descoladas na The Week, Clube A Lôca, Bofetada, produziu a pioneira Festa Black Pop que trouxe o black music, R&B e o twerk para as pistas predominantemente pop de São Paulo, atualmente divide sua agenda entre Yacht Club, Lions, Espaço Desmanche, Blue Space, além das diversas festas do baixo Augusta e casas do interior e litoral. É responsável pela curadoria artística e musical do aclamado projeto PopPorn, onde também atua como Dj Residente. Outro clube aclamado onde tem residência é o Club 88 em Campinas, na festa Wolf.

Seus sets sempre com clima sexy e graves fortes, transitam entre os universos do pop, eletro, house, black music, r&b e ritmos nacionais como funk e trash, o rock também faz parte de sua sonoridade, sempre respeitando e explorando o conceito e proposta da festa e clube.

12h as 13h30 - Roda de samba com Luísa Maita e Verônica Ferriani
Sempre envolvidas com o estilo musical, as cantoras e compositoras Luísa Maita e Verônica Ferriani se uniram em 2018 para realizar um sonho em comum: uma roda de samba. Em ação, as cantoras se alternam na interpretação do repertório, com arranjos feitos a partir da improvisação característica desse formato de apresentação. No repertório trazem sambas de compositores brasileiros como Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Silas de Oliveira, Paulo Vanzolini e Jorge Aragão, além de sambas autorais das artistas e de músicos de sua geração.

13h30 as 15h – Dj Brazook
Natural do Capão Redondo, no extremo sul paulistano, a DJ e produtora Carolina Ribeiro iniciou seus estudos independentes na produção musical em 2015, numa disciplina do curso de Design Digital; mesmo ano também que conheceu a bass music e entrou de cabeça no meio. Começou a tocar em 2017, adotando a alcunha de Brazook (lê-se “brazuca” ou “brazuqui”) e iniciando o projeto de mixtapes Baixa Costura. Na sua pesquisa para elaboração das mixtapes e sets, ela valoriza o legado da música brasileira, latinoamericana, africana e caribenha enfatizando as marcações lentas, remetendo aos bailes de salão, os festejos populares de rua e os soundsystems.

15h às 16h30– Banda Pitaia
Pitaias é uma banda paulistana formada por Beatriz Mantoani (baixo), Luri Mantoani (sax alto), Mag Magrela (voz), Natália Ferlin (guitarra), Norma Odara (voz) e Priscila Norat (bateria e percussão), em 2016. De lá para cá, o grupo passou por diversas casas de shows e eventos, incluindo apresentações em festivais como Febre (Sorocaba), Simplão de Tudo (Paranapiacaba), Sonora (Tatuí) e Virada Feminista (São Paulo). Em 2017, ganhou a Convocatória LAB MIS Estúdio de Som, promovida pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Agora, desfruta do resultado dessa ação: o EP de estreia, Pitaias, lançado em novembro, de 2018.

Samba, pop, MPB, reggae, forró, rock e ritmos afro descendentes se mesclam e intercalam. As composições, autorais e em sua maioria criadas coletivamente, tratam de questões como ancestralidade, política e sociedade, o cotidiano na cidade, a cura, a poesia dos desamores e autonomia e liberdade feminina, ou seja, o direito de ir e vir, de existir e de sentir.

16h30 às 17h30 – Show: Renata Peron em “Eu sou guerreira”
A artista Renata Perón apresenta o Show intitulado EU SOU GUERREIRA, trazendo um show misto de MPB e batida eletrônica, em um resgate de grandes músicas de nossa cultura”, como “Carcará”, “Garota solitária”, “Erva venenosa”, entre outras canções que marcaram época. Renata Peron já se apresentou várias vezes na televisão, em programas da Record e SBT.

18h as 19h30 - Lívia Mattos convida Janaína Pereira
A sanfoneira, cantora e compositora Lívia Mattos apresenta músicas do cancioneiro nordestino e temas instrumentais no Forró da Sanfoneira. Com sua experiência em "resfulengar" o fole do acordeom Brasil adentro, mundo afora, Lívia Mattos mistura a sua autoralidade com grandes clássicos de xote, baião, arrasta-pé e muito mais delícias!

19h30 às 21h – Exibição do Filme Libertem Angela Davis
A Matilha Cultural oferece a apresentação do documentário Libertem Angela Davis. O filme retrata a vida de Angela Davis, uma professora de filosofia nascida no Alabama, e conhecida por seu profundo engajamento em defesa dos direitos humanos. Quando Angela defende três prisioneiros negros nos anos 1970, ela é acusada de organizar uma tentativa de fuga e sequestro, que levou à morte de um juiz e quatro detentos. Nesta época, ela se tornou a mulher mais procurada dos Estados Unidos. Ainda hoje, Angela é um símbolo da luta pelo direito das mulheres, dos negros e dos oprimidos.

O filme será projetado em uma tela na rua.

21h as 22h - Baile Black com Graça Cunha
Show de Graça Cunha e Banda: Guitarra, baixo, bateria e teclado. No repertório soul music nacional e internacional: Tim Maia, Benjor, Cassiano, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Michael Jackson entre outros.

PROGRAMAÇÕES PARALELAS

9h – Aula de FITDANCE com a professora Fayola, da Smart Fit

10h – Aula de AFROBEATS com Gabb Cabo Verde, da Smart Fit
O truck da academia Smart Fit vai agitar o Cem Minas na Rua 2019 com aulas de dança para começar o dia cheio de energia.

15h Oficina de Bituqueiras com Mundo SEM Bitucas
A Natalia Zafra Goettlicher, idealizadora e ativista do movimento Mundo SEM Bitucas, realizará uma oficina educativa para ensinar fumantes e não fumantes de como fazer bituqueiras portáteis com materiais reutilizáveis evitando assim descarte inadequado de bitucas de cigarro no chão de nossas cidades.

Bitucas

13h às 19h – Sticker Up
O Sticker Up é um grupo de pessoas inquietas que têm como objetivo fomentar a cena e reunir os fãs de adesivos. Venha aprender a fazer adesivos em serigrafia e personalizar peças de roupas com o patches que faremos na hora!

Exposição “Todos podem ser Fridas” – Museu da Diversidade
“Todos Podem Ser Frida” é um projeto idealizado pela fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, que captura as conexões existentes entre arte, identidade de gênero e comportamento social, para referenciar a história de vida da artista mexicana Frida Kahlo. A pintora, que viveu intensamente e se relacionou tanto com homens quanto com mulheres, costumava retratar a si mesma com roupas “masculinas”, questionando os padrões sociais de sua época e trazendo à tona as várias nuances do ser humano.

A exposição reúne imagens de visitantes do Museu da Diversidade Sexual, localizado na estação República do Metrô, que participaram das intervenções fotográficas realizadas em novembro e dezembro de 2014.

Exposição reciclagem de bitucas com Poiato Recicla
A empresa pioneira em reciclagem de bitucas de cigarros, Poiato Recicla, instalará um coletor de bitucas no espaço do evento o montará um stand de exposição com explicações sobre o processo de reciclagem deste resíduo e dos materiais que podem ser produzidos com a massa celulósica gerada.

Feira das Cem Minas
A Feira das Cem Minas é uma iniciativa de empreendedoras da região Lapa de Baixo, bairro onde está situada a Rua Antonio brito Marques – A Rua das Cem Minas. Desde a primeira edição do evento, em agosto de 2018, elas passaram a se organizar e repetir periodicamente a Feira com empreendedoras da região, inicialmente idealizada apenas para o dia do evento. São comercializados artesanatos diversos produzidos por elas, além de comidas variadas.

Foto do Evento da Rua das 100 minas

Mostra de Cinema Cem Minas na Rua
Para ampliar o debate sobre a questão da igualdade de gênero o Cem Minas na Rua nesta edição ampliará o seu escopo, realizando na sexta-feira, dia 23, a Mostra de Cinema Cem Minas na Rua. O evento será realizado em parceria com a Matilha Cultural e o Centro Cultural Tendal da Lapa.
Serão exibidos dois filmes:

A Juíza
Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentários explora também suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.

Como Nossos Pais
Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.

Não recomendado para menores de 14 anos.

Horário: 20h30 às 22h30

SERVIÇO:
Mostra de Cinema Cem Minas na Rua
Evento: 23 de agosto, das 18h30 às 22h30
Onde: Centro Cultural Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1100, Lapa – São Paulo - SP

“Sumaré Sustentável”:

ATIVIDADES
9h às 13h - Obra de arte com bitucas – artista Sergio Fabris
O artista plástico Sérgio Fabris confeccionará ao vivo uma obra de arte feita a base de bitucas. A ação é parte da campanha Bituca #EuJogoCerto, também realizada pela Subprefeitura da Lapa e a Virada Sustentável, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o problema do descarte incorreto das bitucas de cigarro. Durante o mês de agosto serão instalados 30 pontos de coleta de bitucas na região da Subprefeitura. As bitucas serão posteriormente recicladas pela empresa Poiato Recicla.

9h às 13h - Exposição de reciclagem de bitucas
A Poiato Recicla montará um stand explicativo, demonstrando os problemas relacionados às bitucas, como substâncias tóxicas e impactos ambientais, e o processo de reciclagem do material utilizado por eles. Serão expostos itens produzidos a partir de bitucas recicladas.

Bitucas

9h às 13h - Coleta de lixo eletrônico
A cooperativa de reciclagem de resíduos eletrônicos Coopermiti levará aos munícipes informações sobre a reciclagem de resíduos eletrônicos e fará a coleta de lixo eletrônico no local.

9h às 13h - Informações sobre compostagem
A Ecoss Ambiental estará na Avenida Sumaré com uma tenda em que apresentará aos munícipes o Pátio de Compostagem da Lapa, que recebe e composta os resíduos de feiras livres da região. Os munícipes conhecerão o processo de compostagem e o adubo produzido por ele. Os interessados receberão dicas de como plantar em casa e poderão levar uma amostra do composto.

9h às 13h – Coleta de tecidos com Sustex Moda
O pessoal do projeto Sustex Moda trabalha com reaproveitamento de resíduos e estará com uma tenda no local para receber este tipo de material, além de expor os produtos artesanais que fazem com eles.

10h às 11h - Oficina de bike com Bike Anjas
Com a proposta de estimular mais pessoass a usar bicicleta nos deslocamentos diários, a oficina de conforto para ciclistas iniciantes, conta com dicas para chegar nos locais sem que a rotina de pedalar seja um incômodo. A atividade é realizada pela organização Bike Anjas e inclui dicas para tornar o pedal mais confortável e seguro, além de com um kit super completo de ferramentas e materiais para serem utilizados. As anjas estimulam que ciclistas iniciantes pedalem em seus trajetos diários.

11h às 12h- Oficina de bituqueiras
Ainda como parte da campanha Bituca #EuJogoCerto, será realizada uma oficina de bituqueiras. A proposta e oferecer à população alternativas de como carregar a sua bituca até que encontre um local correto para descarte. A oficina será ministrada pela organização Mundo SEM Bitucas e não será preciso realizar inscrição prévia. Bastar estar no local com 15 minutos de antecedência.

- Coleta de óleo
O pessoal da Verde Vida estará na Sumaré falando sobre o impacto do óleo de cozinha usado descartado no meio ambiente e também coletando o material no local

- Coleta de vidros
A empresa Tampec instalará um ponto de coleta de vidros para reciclagem.
Educação ambiental e informações sobre os serviços da SVMA

- A SVMA - Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por intermédio da Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1- DGD CO1 irá explanar sobre quais as espécies de mudas nativas podem ser doadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e quais procedimentos para que os cidadãos possam retirar as mudas para doação nos Viveiros. Alguns exemplares serão expostos para demonstração. Os servidores do DGD CO1 também irão explicar e tirar dúvidas sobre o trabalho realizado das Coordenadorias de Fiscalização, Biodiversidade e Educação Ambiental, além de distribuição de materiais informativos.

-Feira orgânica e vegana
A Quitandinha realizará uma feira para venda de produtos orgânicos e veganos.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

11h às 12h - Trupe Baião de Dois
É uma trupe de circo que leva ao público a integração do circo, da dança, da música e literatura da cultura popular de forma a propiciar um resgate da memória afetiva ligada às suas próprias referências desencadeando sentimentos nostálgicos. Com base nas linguagens de acrobacia, perna-de-pau, números aéreos e danças populares, a Trupe já se apresentou em diversos espaços do Brasil. Formação: Rachel Monteiro e Guilherme Ribeiro.

12h às 13h – Banda Integrantes
Com músicos experientes e criativos, a banda Integrantes vem trazendo o que de melhor o público espera, uma mistura de MPB ao Rock com arranjos únicos e inusitados. A banda teve início nos primeiros meses de 2018 com o intuito de gravar músicas autorais e se apresentar em casas de show e bares de São Paulo, com repertório eclético, que passa pela MPB, o melhor do Pop Rock e músicas autorais.

“Bituca #EuJogoCerto”:
Veja os pontos de descarte de bitucas para reciclagem:

Toca da Onça (2)
Mercado da Lapa
Ponto de ônibus viaduto da Lapa
Shopping West Plaza
Tendal da Lapa
Subprefeitura
Poupatempo
Metrô Barra Funda
Amarelinho (Uninove)
PUC
Parque Água Branca
Desembargador do Vale
Schilling
Carlos Weber
Espaço das Américas
Vila Country
Shopping da Lapa
Túnel da Doze
Terminal da Doze
Cândido Portinari (em frente ao hospital)
Estação Domingos de Moraes
Estação Leopoldina
Sesc Pompeia
Hospital São Camilo
Praça Irmãos Karmman
Metro Sumaré
Parque Vila dos Remédios
Junta Comercial (2)

Mais Informações:
Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 33967510