Rede Lucy Montoro alerta sobre os riscos dos acidentes de trânsito com vivência para estudantes e interação de jogadores do futebol de amputados no Mercado da Lapa

Durante Semana Nacional do Trânsito, estudantes passarão por vivências sob a ótica da pessoa com deficiência na unidade Lapa; ex-pacientes atletas irão interagir com visitantes do Mercadão

Entre os dias 23 e 25, a Rede Lucy Montoro participará da programação que integra as mais de mil ações promovidas pelo Governo do Estado na Semana Nacional do Trânsito por meio do programa Respeito à Vida. Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, nos dias 23 e 25, das 9h às 17h, a Rede Lucy Montoro Lapa irá propor o projeto “Sua vida vale mais sem vacilo” para estudantes da rede pública com games interativos e vivências sob a ótica da pessoa com deficiência. No dia 24, das 9h30 às 12h30, em parceria com a Subprefeitura da Lapa, ex-pacientes vítimas de acidente de moto que integram um time de futebol para amputados irão fazer embaixadinhas e driblar visitantes do Mercado da Lapa. As ações têm o objetivo de alertar sobre as consequências dos acidentes de trânsito.
Na atividade com estudantes, os games interativos abordam as lesões decorrentes da violência no trânsito e os efeitos do consumo de álcool e drogas e as vivências sob a ótica da pessoa com deficiência são desde como se locomover com uma cadeira de rodas em uma rampa até experimentar modalidades do esporte adaptado, como vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e tênis de mesa. O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa está localizado na Rua Guaicurus, 1274, ao lado da estação Lapa da CPTM e do terminal de ônibus Lapa.
No dia 24, a interação no Mercado da Lapa contará com a participação de ex-pacientes da Rede Lucy Montoro integrantes da Aedrehc (Associação para Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas), organização ligada à Rede Lucy Montoro que tem o objetivo de fomentar o esporte para pessoas com deficiência física. O Mercado da Lapa está localizado na Rua Herbart, 47. No mesmo dia, das 13h às 14h, em parceria com a ViaQuatro, o grupo de teatro formado por pacientes da unidade Lapa se apresentará na estação Brooklin da Linha 5 – Lilás de metrô.

Números
Segundo balanço da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em 2018, 57% das vítimas de acidente de trânsito atendidas eram motociclistas. Nesse grupo, 84% dos casos aconteceram com homens entre 20 e 39 anos, sendo que 57% sofreram amputação, 16% lesão medular (se tornaram paraplégicos ou tetraplégicos) e 7% lesão encefálica.
Do total de vítimas de acidente de trânsito atendidas pela Rede Lucy Montoro, 78% são homens, sendo que 69% tem entre 20 e 39 anos. O levantamento aponta ainda que 21% das vítimas de trânsito atendidas na Rede sofreram acidente de carro (motoristas ou passageiros), 18% atropelamento e 4% eram ciclistas. Entre as principais consequências estão amputação (41%), lesão medular (se tornaram paraplégicos ou tetraplégicos (35%) e lesão encefálica (23%).
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities (CARF). Criada em 2008, a rede conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.
O Governo de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, promove e apoia mais de mil iniciativas em todo o Estado durante a Semana Nacional do Trânsito. A mobilização inclui ações de fiscalização e educação com foco na condução responsável e na cidadania em ruas e estradas. Em outra frente, municípios desenvolvem projetos viabilizados por meio de convênios com o Governo do Estado para evitar acidentes e fatalidades. São R$ 200 milhões em recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran SP que já financiam mais de 8.500 intervenções de engenharia e ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Serviço

Projeto “Sua vida vale mais sem vacilo”
Data: 23 e 25/09
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa
Endereço: Rua Guaicurus, 1274, ao lado da estação Lapa da CPTM e do terminal de ônibus Lapa.
Interação no Mercado da Lapa
Data: 24/09
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Marcado da Lapa
Endereço: Rua Herbart, 47
Teatro da Rede Lucy Montoro Lapa
Data: 24/09
Horário: das 13h às 14h
Local: Estação Brooklin da Linha 5 – Lilás de metrô