Bar é cultura

Seminário discutiu a relação do consumo excessivo de álcool e a violência

Na última segunda-feira (26), aproximadamente, 200 pessoas participaram do I Seminário Bares, Sociedade Civil e Poder Público em Busca da Paz, promovido pelo Grupo Organizado de Valorização da Vida (GOVV), que teve o apoio da Subprefeitura M’Boi Mirim, realizado no Sacolão das Artes, no Parque Santo Antônio.

A proposta do evento foi aprofundar as reflexões surgidas no debate sobre o controle social do uso do álcool, chamando a atenção dos proprietários de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, para que participem ativamente no processo de combate a violência.

O seminário abordou ainda, diversos temas de interesse do público alvo do evento, como estatísticas da criminalidade em torno dos bares, legislação sobre venda de bebidas a menores de idade, Programa de Silêncio Urbano (PSIU), regularização do bar perante a prefeitura e a vigilância sanitária e o MEI (Microempreendedor Individual).

Além do seminário, o evento foi marcado por uma grande conquista da população do Parque Santo Antônio. Em gesto simbólico foi entregue o termo de cessão do espaço do Sacolão das Artes para a Companhia Paulista de Teatro, que já atuava no local, mas que a partir de agora é a responsável pelo espaço. Na ocasião, o subprefeito de M’Boi Mirim assinou também a ordem de início da reforma do telhado do sacolão.

O evento contou com a participação e apoio da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, Ministério Público do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Gestão Modernização e Desburocratização, Secretaria Especial do Microempreendedor Indivudual, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP), Bombeiros Voluntários Civis e da Subprefeitura M’Boi Mirim.