Entre uma lição e outra, adubo e terra

Aulas ligadas ao meio ambiente já fazem parte da rotina curricular dos alunos

A Subprefeitura M’Boi Mirim, por meio da Assessoria de Segurança Alimentar e Nutricional, iniciou no começo deste ano a implantação do Projeto Horta Educativa em escolas públicas da região.

Na primeira etapa, realizada no mês de março, foi feita uma sondagem entre as escolas, para ver quais se adequavam ao objetivo do projeto, além de captar recursos e materiais para sua implantação.

Já na segunda etapa, concluída no final de abril, foi feita a capacitação com os responsáveis das escolas com profissionais de agronomia, da Supervisão Geral de Abastecimento. No início de maio, foi posto em prática o terceiro ciclo do projeto, que é a efetivação das atividades.

O projeto consiste em criar hortas dentro das unidades educacionais, para que os próprios alunos sejam os responsáveis pelas atividades do cultivo, desde a preparação do solo até a colheita, vivenciando na prática, o que aprendem na teoria nas salas de aula, nas matérias de ciências e matemática.

Atualmente, cinco escolas já participam do projeto, totalizando 100 crianças e adolescentes, entre 07 e 15 anos, que já estão com a mão na massa. Ontem (12), a Subprefeitura M’Boi Mirim realizou um encontro com os coordenadores, professores e alunos das escolas participantes para fazer a distribuição do material de trabalho, cada escola ganhou 10 mini kits com pá, rastelo e cavadeira, regador, enxada, enxadão e pulverizador. Além disso, os alunos receberão um par de botas, camiseta, boné e luvas.

O programa continuará a ser sustentado por uma parceria entre a Secretaria Municipal das de Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Izabel Magalhães, o objetivo é que seja um programa contínuo. Os próximos participantes serão contempladas com os artigos de plantio dentro de poucos meses.