Mãos à Horta

Começou ontem (28), a terceira etapa do Projeto Horta Educativa, implantada pela Assessoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Subprefeitura M'Boi Mirim em cinco escolas públicas da região.

Nem mesmo a manhã fria desta quinta-feira impediu que os alunos da 5ª e 6ª séries da EMEF Professor Mário Marques de Oliveira colocassem a mão na massa. Com o acompanhamento de um profissional de agronomia, as crianças puderam aprender e por em prática tudo o que já haviam visto sobre o cultivo de hortaliças.

O primeiro passo foi a preparação do solo, que recebeu nutrientes como calcário, adubo orgânico e compostagem, seguido por explicação da importância de cada item para o crescimento e desenvolvimento das hortaliças.

A segunda etapa foi o plantio das mudinhas. Cada aluno preparou a cova e plantou um tipo de verdura. Em seguida, regaram as mudas e receberam instruções sobre como cuidar do canteiro daqui para frente.

A coordenadora pedagógica da escola, Carmem Aparecida Siena Carbonari, já nota no dia-a-dia o interesse dos alunos. "Eu consigo perceber eles realmente estão envolvidos, pois sempre os ouço conversando e o assunto é sempre a horta", comenta a coordenadora.

Além disso, Carbonari fala da importância desta vivência para as crianças. "Por meio deste projeto, os alunos conseguem associar o aprendizado em diversas áreas, como na matemática, ciências, geografia e meio ambiente", finaliza.

O projeto consiste em criar hortas dentro das unidades educacionais, para que os próprios alunos sejam os responsáveis pelas atividades do cultivo, desde a preparação do solo até a colheita, vivenciando na prática, o que aprendem na teoria nas salas de aula.