Meio-ambiente em foco

Programa Identidade Verde servirá como base para funcionários da Subprefeitura de M’Boi Mirim fazerem mapeamento de árvores da região

As árvores de M’ Boi Mirim passarão a ser melhor preservadas à partir da próxima semana graças ao Programa Identidade Verde. O projeto iniciado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras pretende padronizar o sistema de obtenção de dados das 27 subprefeituras participantes, instituindo a mesma terminologia de termos, manejo de arborização e abastecimento do sistema de cadastro.

A Subprefeitura de M’ Boi Mirim participa da iniciativa e possui quatro funcionários da unidade de áreas verdes assistindo às aulas do curso oferecido durante dois dias na semana, no bairro Parque Alves de Lima. Ao término das atividades teóricas, a região já começará o seu programa de mapeamento, que atestará se as áreas verdes dos distritos do Jardim Ângela e São Luís estão sendo bem preservadas e quais são os problemas que desencadeiam a má formação de vegetação.

“A idéia é realizar o trabalho em toda uma rua ao invés de uma só árvore”, comenta a engenheira agrônoma Maísa Moreira Sant’Ana, que participa do projeto. As requisições de serviços de poda da subprefeitura são bastante freqüentes, e muitas vezes o engenheiro agrônomo que realiza a vistoria nos locais das solicitações se atém ao exame de uma única árvore, ao invés de analisar todo o tipo de vegetação que circunda o ambiente. Com o cadastro de todas as árvores de M’ Boi Mirim e todas as informações pertinentes a ela em mãos, os funcionários do setor de áreas verdes terão maior controle sobre os pedidos de poda feitos pelos munícipes, verificando se de fato ele é procedente ou não há necessidade de remoção.

Toda a obtenção de dados poderá ser conferida no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (SISGAU), para onde serão enviadas as informações obtidas.