Agenda 21 em M’Boi Mirim

Prefeitura faz a sua parte para um mundo mais sustentável e mostra que é possível você também fazer a sua!

Com todas as atenções atuais voltadas para o tema da sustentabilidade, não custa lembrar a importância dos profissionais que se dedicam em busca de ações sociais que envolvam o poder público, a sociedade civil e os empresários.

A Agenda 21 se propõe a tornar este trabalho menos penoso para os cidadãos envolvidos neste processo. O projeto dos idealizadores da Agenda 21, aprovado na conferência da ECO 92, é composto por um documento de 40 capítulos assinado por 179 países, possuindo entre outras coisas, uma série de princípios e recomendações de como inserir o conceito de desenvolvimento sustentável na vida cotidiana das diversas comunidades do planeta.

E para por em prática todo esse conceito, a equipe de educação ambiental do pólo da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente que atua na região de M’Boi Mirim, leva a sério o encargo de difundir a prática de desenvolvimento aliado ao respeito pelo verde aos mais diversos bairros da região. Para isto, desenvolve projetos específicos para cada bairro de acordo com suas necessidades.

Um dos exemplos de sucesso desta empreitada foi a construção de uma calçada ecológica na rua Kyioji Isome com a rua Puruba. A proprietária do imóvel localizado em frente a uma calçada de terra sofria com o entulho em frente a sua garagem ao mesmo tempo em que padecia de falta de uma calçada acimentada. Para acabar com o problema, surgiu a idéia da construção de uma calçada utilizando os próprios materiais que tanto a incomodavam.

O resultado foi um sucesso. Toda a ação, desde a projeção e a execução, foi feita pelos próprios envolvidos, não havendo a necessidade de contratação de empreiteiros e operários. Não só as pedras para a construção foram retiradas do entulho como a sua fixação foi feita com a terra retirada do local. Além disso, o novo calçamento recebeu o plantio de plantas.

Esta realização serve como exemplo para pessoas que passam pela mesma situação: é possível reunir um pequeno grupo de parentes ou vizinhos e idealizar obras similares, que são de fácil execução. Não fique parado, colabore você também para um bairro mais bonito e arborizado, onde você seja a solução para os seus problemas!