Luta pela grandeza

Com incentivo de professor,atletas de M’Boi Mirim provam que só é preciso força de vontade para se tornarem campeões no esporte, e na vida.

Ainda que tenha se consagrado como a menina dos olhos de todos os brasileiros, a bola de futebol não é o único artigo esportivo que pode ser encontrado atualmente na mochila de homens e mulheres que praticam esporte. No caso dos freqüentadores do CEU Vila do Sol, é o kimono que tem feito a diferença na vida de dezenas de jovens e adultos que encontram no judô, a chance de se tornar um cidadão pró-ativo e mudar de vida.

As disputas no tatame, entretanto não seriam possíveis sem o professor e atual coordenador de esportes Denicio Marques da Silva. Foi ele que há um ano e meio conversou com a antiga gestora do centro e a convenceu de que estava na hora de oferecer a comunidade uma atividade física diferenciada. “Embora seja um esporte de luta, o judô com sua filosofia de combate traz a seu praticante o total discernimento entre o certo e o errado, valores de aspecto moral, físico e emocional, portanto seu praticante acaba entendendo e se adaptando melhor a sociedade em que ele está inserido”.

O que Denny como é chamado pelos alunos, não poderia esperar, era o tamanho do sucesso das aulas e as conseqüentes conquistas que estas trariam pela frente. Estão no grupo de judô alunos das mais diferentes faixas etárias que variam de 2 a 56 anos, divididos em segmentos que correspondem ao seu nível na prática da arte oriental. Logo no início do curso, o professor inscreveu seus judocas no campeonato municipal do segmento de 2009 e os louros pelo trabalho duro logo se apresentaram: a equipe da Vila do Sol foi campeã do torneio! E como notícia boa sempre vem em dobro, este ano a dose foi repetida e a região de M’Boi Mirim se tornou bi-campeã: foram no total 28 atletas participantes que lutaram nas categorias Sub 17 (médio), sub 15 (ligeiro) e sub 11 (pesado).

“Essa competição é inicialmente em nível municipal, porem ela garante que o aluno participe do estadual, brasileiro e mundial. Nossos alunos chegaram até o Brasileiro ano passado sendo que dois foram vice-campeões, garantindo vaga na equipe que disputou o mundial de judô em 2009. Nesse ano, classificamos cinco alunos para o brasileiro, estamos apenas aguardando para saber as datas de disputa”.

Mas estas não foram às únicas vitórias. Segundo Denicio, um jovem que praticava judô em sua turma e que não estudava voltou para a escola, se reaproximou da família e hoje é atleta pelo clube Palmeiras, onde já foi campeão de sua categoria. “Alunos com problemas de respiração, coração, pressão, físico-musculares e obesidade tem tido grande avanços no seu quadro clinico, assim como alunos que melhoraram seu boletim escolar (critério para que o aluno troque de faixa), respeitam mais seus amigos no dia a dia e principalmente seus pais”.

São muitas as expectativas para o futuro. Denny menciona que a auto-estima dos alunos, principalmente dos mais jovens, foi aumentada. Os que não tinham grandes expectativas se surpreenderam ao ver seus colegas de turma participando de grandes competições, viajando de avião, hospedando-se em hotéis e a partir disso, começaram também a sonhar. O sansei espera que daqui para frente, os demais continuem a incorporar este espírito de luta. “Eles sabem que a realidade deles pode mudar desde que lutem para isso, os alunos não faltam nos treinos, marcam para treinar até aos finais de semana, querem vencer e provar que na periferia também existem grandes lutadores”.