Inclusão Social e Digital

Livros, curso de informática e pesquisa disponível à população

Na Praça do Bambuzal, no Jardim Ângela, são oferecidos várias atividades que vão desde o incentivo à leitura – promovido pelo Ponto de Leitura -, aos cursos básicos de informática e reciclagem – pelo Telecentro.

O Ponto de leitura é uma mini-biblioteca que oferece um espaço voltado à pesquisa, leitura, e consulta de livros. Possui cerca de três mil livros didáticos e infantis. Recebe em média 70 pessoas por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

O Telecentro, que fica ao lado, também oferece várias atividades voltadas a inclusão digital para as pessoas de todas as idades. Introdução à informática básica, HTML (para montar sites), oficina de pesquisa em rede, oficina de reciclagem. Além disso, os usuários têm acesso livre à internet para pesquisa.

Para se cadastrar é fácil: leve um comprovante de endereço e RG. Funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 20 horas.

Wagner Viana Barbosa, 28 anos, é usuário do ponto de leitura há quatro meses e costuma passar por lá todas as tardes para ler jornais antes de ir ao Telecentro, onde usa a internet para fazer pesquisas e conversar com os colegas. “Conheci o Ponto de Leitura e o telecentro quando passava em frente, resolvi entrar para conhecer, fiz um cadastro e hoje venho aqui todos os dias” – diz ele.

O Ponto de Leitura e Telecentro ficam na rua Colônia Nova s/n (Praça do Bambuzal), Jardim Ângela.