I Encontro pelo Desarmamento e a favor da Vida

Parceria entre Subprefeitura M’Boi Mirim e Instituto Sou da Paz promove debate sobre segurança pública

A Subprefeitura M’Boi Mirim e Instituto Sou da Paz promovem nesta terça-feira (15), um encontro com líderes comunitários para discutir a importância do desarmamento na diminuição da violência na região.

O evento pretende fortalecer o engajamento da comunidade na busca parcerias e projetos em prol do desarmamento visando a criação de uma cultura de paz em uma região considerada área de grande vulnerabilidade social, com muitas demandas de saúde, educação, cultura, lazer e segurança.

O Jardim Ângela, distrito que compõe a região do M’Boi Mirim, foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1996 o local mais perigoso do mundo, com índices de criminalidade comparáveis à de cidades submetidas à guerra civil ou à guerra das drogas, como Bogotá na Colômbia, com uma média de dois assassinatos por dia.

No entanto, após a mobilização da comunidade e de diversas organizações sociais o cenário está se transformando e estão surgindo diversas frentes lutando pela redução dos índices de violência, que tem obtido significativos resultados na região.

Ações como esta mostram que com a união de diversas esferas da sociedade é possível transformar uma região. Embora ainda existam muitos problemas, a Subprefeitura M’Boi Mirim não é mais vista como um pólo de violência e criminalidade e sim, como um exemplo a ser seguido por locais que passam pelo mesmo problema.