Campanha de Desarmamento

Encontro discutiu ações para reduzir os índices de homicídios por armar de fogo na região

A Subprefeitura M’Boi Mirim e Instituto Sou da Paz realizaram na tarde de ontem (15), um encontro com líderes e representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais, para discutir a importância do desarmamento no combate da violência na região.

Com uma apresentação baseada nos índices de homicídios relacionados ao uso de armas de fogo na cidade e nos distritos do Jardim Ângela e do Jardim São Luiz, o Plano de Controle de Armas da cidade de São Paulo, elaborado em parceria com diversos órgãos da esfera pública, foi exposto aos participantes com o objetivo de fortalecer o engajamento da comunidade e dos diferentes grupos sociais na busca de parcerias e projetos em prol ao desarmamento.

Durante a apresentação, foram destacados alguns pontos essenciais para viabilizar a execução desses projetos, como por exemplo, a identificação e reconhecimento das entidades que possuem trabalhos significativos dentro da comunidade, a criação de grupos de sensibilização e o desenvolvimento de ações conjuntas das organizações.

O Plano de Controle de Armas relata também, a queda do número de mortes violentas e os fatores que contribuíram para essa redução, destacando a maior fiscalização e o controle das armas, investimento na inteligência policial e tecnologia e, principalmente, as ações preventivas.

Porém, mesmo apresentando números positivos em relação à criminalidade, o estudo mostrou que o Jardim Ângela e, sobretudo o Jardim São Luiz, não acompanharam a média da Cidade, tornando-se assim, a região escolhida para a implantação de projeto piloto da Campanha de Desarmamento.

Já nesta primeira reunião, baseando-se nas experiências dos órgãos participantes, algumas sugestões foram dadas para possíveis eventos a serem realizados na região, sendo definidos os objetivos de cada ação e as comissões responsáveis por cada ato.

Estiveram presentes no encontro o Subprefeito de M’Boi Mirim, o Padre do Jaime Crowe, do Fórum de Defesa da Vida, a Dra. Isilda Cristina Vidoeira, Delegada da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, o 1º Tenente Cristiano, da 1ª CIA do 37º BPM/M o Capitão Andrade Filho, da 1ª CIA do 1º BPM/M, Sr. Marcelo Delláquila, Supervisor de Saúde de M’Boi Mirim, Sr. Horácio Pires, Diretor do DGD Sul, além dos presidentes dos Consegs da região, Sr. Jonas Camisa Nova e Sr. José Gregório e líderes de associações.

Um próximo encontro será marcado para dar andamento às propostas e seguir com as ações de acordo com as responsabilidades de cada grupo.