Subprefeitura M’Boi Mirim inicia a implantação do Núcleo de Direitos Humanos

Atendendo ao item 42 do Programa de Metas da Cidade de São Paulo, que prevê a criação de 31 Núcleos de Direitos Humanos, a Subprefeitura M’Boi Mirim inicia seu processo de implantação junto com outras quatro subprefeituras em um projeto piloto, por meio da iniciativa da Comissão Municipal de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo (CMDH) e assessoria técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam.

Durante o mês de março, um grupo formado por servidores da subprefeitura e membros da comunidade participou do seminário de lançamento do projeto onde foram discutidas as diretrizes do núcleo, que visam o fortalecimento da atenção aos direitos humanos nas políticas públicas, expandindo a rede de relacionamento com sociedade civil.

A partir disso, os representantes de M’Boi Mirim iniciaram um processo de capacitação para efetiva implantação do Núcleo de Diretos Humanos, discutindo assuntos e ferramentas a serem utilizadas no processo.

O primeiro passo é a familiarização dos demais servidores de cada subprefeitura com as propostas da CMDH, a aplicação dos conceitos no ambiente de trabalho e expansão aos segmentos da sociedade civil, atendidos nas administrações regionais. Além disso, a implantação do núcleo busca a interação com os conselhos e programas sociais já existentes, tornando-se instância facilitadora e colaboradora na atenção aos direitos humanos.

Na fase inicial, cinco subprefeituras receberam o projeto piloto, selecionadas a partir de critérios como macrorregião, presença de representantes de conselhos das políticas públicas e de projetos sociais em desenvolvimento e com servidores que fizeram o curso de Formação em Direitos Humanos, sendo escolhida a Subprefeitura M’Boi Mirim como representante da Zona Sul. As demais subprefeituras que participam desta fase são Cidade Tiradentes, Vila Maria, Sé, M´Boi Mirim e Ipiranga.