Inauguradas 53 unidades de Telecentros em São Paulo

Quatro delas estão localizadas nos distritos de M’Boi Mirim

Na próxima quarta-feira, 22, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promove a solenidade para inaugurar 53 unidades de Telecentros na cidade de São Paulo. O evento acontece a partir das 10 horas no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, localizado no Viaduto do Chá.

Todas as unidades estavam em pré-operação e vão atender todas as regiões da capital paulista. Com os novos telecentros, a estimativa da SMPP é aumentar a demanda mensal incorporando mais de 200 mil novos atendimentos, atualmente o Programa Telecentro beneficia cerca de dois milhões de usuários.

Com as 53 inaugurações, a cidade de São Paulo contabiliza 407 unidades em funcionamento. A meta da Secretaria de Participação e Parceria, estipulada pela Agenda 2012, é chegar ao número de 500 unidades até o final do ano que vem.

O Telecentro é considerado o maior programa de inclusão digital no mundo em uma mesma localidade. “Fomentar a iniciação à informática é um dos grandes feitos do programa, principalmente em regiões que o acesso é precário, porém o Telecentro tem um grande papel na inclusão social, mensalmente são oferecidas cerca de 20 mil novas vagas de capacitação, que contribuem para o crescimento profissional dos munícipes”, afirma Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria.

O programa gerenciado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da SMPP, disponibiliza espaços públicos para a utilização de computadores e acesso à internet, e tem como objetivo reduzir a exclusão digital. Contudo o Telecentro tem como principal objetivo ministrar cursos de informática e também realizar oficinas para atender a necessidade dos usuários de cada região de São Paulo.

No total são oferecidos 11 cursos e mais 60 diferentes oficinas, que variam a temática de acordo com a demanda local. Os mais procurados pelos usuários são: Introdução à Informática; Digitação; Editor de Planilha; Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web; Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; BLOG – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.

Subprefeitura M’ Boi Mirim

Em M’Boi, estão funcionando ao todo, quatro novos Telecentros. O do Jardim Coimbra funciona ao lado de uma escola estadual, enquanto o Cáritas Santa Maria Goretti fica localizado no salão de uma igreja. As quatro unidades já estão oferecendo aulas aos munícipes, e três delas contam com 16 computadores.

Telecentro Cáritas Santa Maria Goretti
Rua Holda Botto Malanconi, 339 - Jd. Duprat – Zona Sul

Telecentro Jardim Coimbra
Rua Reinaldo Pereira, 01 – Jardim Coimbra – Zona Sul

Telecentro São Joaquim
Rua Bacabinha, 280 - Jardim São Joaquim – Zona Sul

Telecentro São José Operário
Rua Aderbal, nº 20 A - Jardim Iracema – Zona Sul