Programa Zeladores de Praças chega a M’Boi Mirim

Região terá mais de 70 áreas incluídas no projeto

Mais de 70 praças e áreas verde de M’Boi Mirim receberão em breve os cuidados de pessoas capacitadas, que serão responsáveis pela manutenção do espaço.

É o Programa Zeladoria de Praças que chega à região, beneficiando moradores desempregados e usuários das áreas verdes espalhadas pelos distritos do Jardim Ângela e São Luís.

Os inscritos selecionados receberão o curso de capacitação com aulas práticas e teóricas. Após a conclusão do curso e o recebimento dos certificados, serão direcionados às praças escolhidas e darão início a manutenção do espaço.

O programa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do Verde e do Meio Ambiente, e também da Coordenação das Subprefeituras, que além de oferecer-bolsa trabalho, uniformes e ferramentas, seleciona e supervisiona os zeladores
Iniciado em 2008 para melhorar a manutenção das áreas verdes, criando a figura do zelador, o projeto beneficia trabalhadores desempregados e moradores do entorno das praças selecionadas, que são capacitados com cursos de jardineiro, de horta, de paisagismo de jardins e de plantas medicinais. Depois de formados, mantêm as praças limpas, cuidam da vegetação, fazem pequenos reparos, melhoram o visual paisagístico e dão condições de uso aos moradores dos arredores.

Além da melhoria da estética e da conservação da área verde, o programa tem como objetivo principal a capacitação de pessoas que perderam o emprego, uma vez que com conhecimentos e habilidades profissionais, obtêm-se maiores possibilidades de acesso ao mercado de trabalho, além de melhor qualidade de vida.