Prefeitura inaugura creche na Zona Sul e amplia

Nova unidade atende 70 crianças com idade entre 2 e 4 anos

Nesta quarta-feira (31) o prefeito inaugurou o Centro de Educação Infantil (CEI) Indireto Cedro V - Parque Alves de Lima. Com capacidade para atender até 70 crianças com idade entre 2 e 4 anos, a nova creche está situada no bairro Jardim São Luís, na Zona Sul da Capital, e eleva para 196 mil a oferta de vagas na educação pública infantil.

Durante a inauguração, o prefeito de São Paulo falou sobre a importância dos convênios na área da Educação. “São mais 70 vagas no ensino infantil que vão se somar às que já existem em São Paulo. A Prefeitura se esforça diariamente para criar novas vagas para as famílias que precisam colocar as crianças nas creches públicas. Os convênios que temos também nos ajudam nesse sentido e prestam serviços de qualidade para as crianças”, disse.

A nova unidade possui três salas de aula, dois banheiros infantis, sala de reunião, cozinha, refeitório, lavanderia e espaço para prática de atividades externas. Desde agosto deste ano, as turmas do Mini-grupo I (de 2 anos a 2 anos e 11 meses) e Mini-grupo II (até 3 anos e 11 meses) já estão em aula. O CEI Indireto Cedro V - Parque Alves de Lima está localizado na Avenida Francisco Nóbrega Barbosa em prédio reformado pela Subprefeitura de M’Boi Mirim e será administrado, por meio de convênio, pela Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância.

“Temos feito muito com os nossos convênios. Começamos a gestão com 60 mil crianças matriculadas em creches e chegamos a 130 mil em dezembro de 2010. Por conta do MEC, e por acharmos importante manter as crianças até 3 anos e 11 meses na creche, hoje temos quase 200 mil crianças matriculadas. Só 3% dos municípios brasileiros têm um número superior em população do que São Paulo tem de crianças em creche. Ou seja, nós temos ‘uma cidade de crianças em idade pré-escolar’, afirmou o secretário municipal de Educação.

Novas Escolas

Desde 2005, a Prefeitura de São Paulo criou 283 novas escolas em toda a cidade. Neste período, a região do CEI Cedro V já ganhou 24 escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), 10 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 10 Centros de Educação Infantil (CEIs), totalizando 51 escolas novas. No mesmo período, também foram criados os Centros Educacionais Unificados (CEUs) Paraisópolis, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo, Feitiço da Vila, Guarapiranga e Vila do Sol.