Realizadas vistorias para avaliar as condições do sistema de drenagem

As avaliações foram feitas no último sábado

O secretário de coordenação das subprefeituras, Ronaldo Camargo, acompanhado dos subprefeitos Ailton Araújo Brandão (Santo Amaro) e Sérgio Teixeira Alves (Pinheiros), além de técnicos da secretaria, vistoriou na manhã do último sábado (24) a limpeza do Piscinão Jabaquara, da Estação de bombeamento Eduardo Yassuda, além das galerias do Dreno do Brooklin, localizadas na região da Av.Vicente Rao e da Chucri Zaidan.

"Estamos verificando a capacidade livre dos piscinões e especificamente deste sistema de drenagem nesta área, cujas águas de duas grandes bacias convergem para a região da Av. Chucri Zaidan e depois para o Rio Pinheiros. Com esta verificação podemos avaliar as condições dos locais e definir, se necessário, ações diferenciadas neste período", explicou o secretário.

A limpeza do sistema de drenagem; galerias, piscinões, bocas de lobo, córregos, ramais e poços de visitas; é intensificada neste período em que antecedem as chuvas. No Dreno do Brooklin foram retiradas cerca de 20 mil toneladas, neste ano. Já o piscinão Jabaquara está limpo com sua capacidade total de armazenamento.

As vistorias do secretário continuarão em outras regiões da cidade, com o objetivo de verificar as condições do sistema de drenagem.

Vistorias semanais

No dia 17 o secretário de coordenação das Subprefeituras esteve na zona leste da Capital, quando acompanhou a limpeza dos piscinões Limoeiro, Aricanduva III, Aricanduva V e Rincão, além da remoção de detritos do córrego Aricanduva.

Os trabalhos continuam na área do córrego e desde o inicio do ano a Prefeitura trabalha na região do córrego com corte de mato localizado nas margens, bem como a remoção de lixo nas bocas de lobo ao longo da avenida e no entorno. A remoção de detritos e desassoreamento do local chegou a 18 mil toneladas apenas este ano.

Os trabalhos continuam e serão intensificados, com 12 caminhões e duas escavadeiras hidráulicas trabalhando de forma exclusiva no local. As máquinas tem capacidade de remover cerca de 5 mil toneladas por mês de detritos localizados no leito do rio.

A limpeza de córregos faz parte da rotina de trabalho das Subprefeituras. Em 2011 já foram limpos até agosto, 1503 km de leitos de córregos. A cidade de São Paulo tem um total de 281 córregos, o que representa 1216 km de extensão.