Secretaria de Coordenação das Subprefeituras apresenta balanço e planos de metas

Secretaria de Coordenação das Subprefeituras apresenta nesta terça-feira, 2/2, o balanço da gestão de 2005-2009 e metas para 2010. Atuações em áreas como uso e ocupação do solo, obras e serviços, asfalto, abastecimento, programa de silêncio urbano e monitoramento 24 horas por dia da cidade, formam alguns dos serviços prestados a população.

 Além de apresentar o que foi realizado, o balanço serve para detalhar as ações da administração e direcionamento de recursos. Os serviços realizados diariamente como limpezas de bocas de lobo, piscinões, poços de visita, galerias e ramais, córregos e limpeza pública estão entre os principais objetivos no combate e prevenção de enchentes. Ações como cata-bagulho e lugares específicos como os ecopontos, que auxiliam o recolhimento de entulhos e outros materiais sem uso, foram implantados e contribuem na limpeza da cidade.

 Programas de intervenções em áreas de risco, gerenciamento de áreas, estabilização de encostas e contenção de margens de córregos ajudaram a reduzir em 83% os riscos dos setores considerados altos e muito altos. Outras ações como programas de despoluição de córregos, em parceria com o Governo do Estado, beneficiaram 800 mil pessoas.

 O CCOI – Centro de Controle Integrado – implantado para minimizar os efeitos de ocorrências e situações graves, monitora a cidade 24 horas por dia e possui infraestrutura necessária para acionar todos os órgãos envolvidos. Mais de 17 mil ocorrências foram atendidas desde sua inauguração.

 Em toda a cidade foram recapeados 995 quilômetros desde outubro de 2005, além de 331,9 quilômetros de extensão pavimentados e uma média aproximada de 600 mil serviços de tapa-buracos realizados por ano.

 Uma das marcas na gestão é a limpeza visual da cidade. Até 2007 o ambiente urbano enfrentava grande poluição visual com todo tipo de publicidade externa irregular, como outdoors e painéis em fachadas. A Lei Cidade Limpa trouxe regras para melhorar a paisagem com apoio da maioria da população.

 No combate a poluição sonora e por uma convivência mais pacífica de moradores e donos de estabelecimentos, o Programa de Silêncio Urbano (PSIU) desde 2005 até 2009, realizou 135.898 mil atendimentos, num total de R$ 72,5 milhões em multas.

 O verde da cidade também recebe cuidados diários como podas de árvores e corte de grama. Áreas verdes foram construídas e reformadas, mais de 400 praças foram construídas em 5 anos e outras 33 estão em fase de implantação.

 Metas para 2010-2012

 Tecnologia é uma das metas em 2010 para a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que ampliará as atividades possíveis via internet. Entre as opções será possível encontrar licenciamentos eletrônicos, gestão dos serviços de manutenção, fiscalização da lei de Muro, passeio e limpeza, Psiu e mapa digital da cidade.

 A elaboração de estudo para intervenções em pontos recorrentes de alagamento e monitoramento por câmera em todos os piscinões, além de projeto para a modernização de 10 túneis e 10 passagens subterrâneas já está em andamento.

 O recapeamento de 300 quilômetros de vias em toda a cidade, execução de 50 mil m² quadrados de calçadas por SPUA e plantio de 170 mil mudas de flores no corredor Norte-Sul. Em uma segunda fase, 22 córregos serão limpos até março e 36 até o final de 2010.

 O cadastramento de serviços de zeladoria, gestão das demandas, programação e execução, além de suporte de equipamento móvel (GPS) com a programação dos serviços está entre as metas, que também pretende ampliar os links de comunicação das Subprefeituras, melhorando o tempo de acesso às informações das bases de dados e a comunicação entre órgãos.

 A quantidade de informações disponíveis entre os administradores da Secretaria e das Subprefeituras também será ampliada, disponibilizando dados que complementará os já existentes para facilitar sua fiscalização.