Plataforma dos Centros Urbanos

Coordenada pelo Fundo da Nações Unidas para Infância (UNICEF), uma iniciativa social vem transformando aos poucos a vida de jovens e crianças em comunidades carentes em M’Boi Mirim. Implantada há dois anos na região, a Plataforma dos Centros Urbanos, articula diversos setores da sociedade com o objetivo de garantir os diretos da criança e do adolescente, buscando reduzir as disparidades sociais que afetam a vida da população.

Com isso, cada membro da comunidade passa a ser um agente de transformação, que por meio de parcerias com poder público e privado e ONGs, participam ativamente de forma a assegurar o acesso a programas, projetos e serviços de educação, saúde, informação, profissionalização, esporte, lazer, cultura e proteção.

A Plataforma tem quatro diretrizes que são seguidas durante a execução do projeto, orientando toda a metodologia de trabalho: comunitária, municipal, estadual e nacional.

As estratégias desenvolvidas são de mobilização social, articulação política, participação do público alvo, desenvolvimento de capacidades, monitoramento, avaliação e reconhecimento.

Em M’Boi Mirim, existem três GAs atuando de forma efetiva, localizadas nos bairros do Jardim Vera Cruz, Jardim Paranapanema e Jardim Aracati. Cada grupo vem desenvolvendo em suas respectivas regiões atividades que corroboram com o objetivo maior da Plataforma dos Centros Urbanos, que é zelar pelas crianças e adolescentes oferecendo educação, lazer, saúde e segurança.