Nova sede do Telecentro no Belém

Os telecentros funcionam como sala pública, onde o freqüentador tem a oportunidade de aprender, pesquisar e utilizar os computadores

Foi inaugurada em abril deste ano, a mais nova unidade do Telecentro na região da Subrefeitura da Mooca. A unidade Belém localizada na rua Cajuru, 730, é mais uma opção para os munícipes que buscam a inclusão digital através do conhecimento, cultura, educação, formação, criatividade e entretenimento. O Programa Telecentro é um equipamento da Prefeitura de São Paulo, que fica à disposição do público para os interessados em aprender a lidar com o computador, obter os conhecimentos básicos, pesquisar e utilizar a internet de maneira geral.

Qualquer usuário - maior de sete anos - pode participar dos cursos de introdução à informática, editor de textos, editor de planilhas, internet, digitação, criação de sites, tratamento de imagem, elaboração de currículos, telemarketing, entre outros, ou navegar pela rede mundial de computadores, ter um endereço eletrônico e utilizar todos os recursos de informática disponíveis para trabalhos e lazer. A grade de cursos pode ser consultada no quadro de aviso de cada unidade, e para participar basta efetuar a inscrição na própria sede de interesse.

Durante visita ao Telecentro Belém foi constatado na sala de aula de um dos cursos, a reunião de pessoas com idades distintas, que tem a oportunidade de aprenderem juntos e compartilhar experiências em prol do aprendizado. O fato pode ser comprovado através dos personagens ouvidos na matéria, como a usuária Walquiria, 59 anos. “Comecei o curso para aprender a fazer planilhas e ampliar meu conhecimento geral sobre informática. As aulas são ótimas, bem explicadas e fico a vontade para esclarecer minhas dúvidas. Acho muito interessante englobar todas as idades na sala de aula, pois não há tempo certo para aprender!”.

Já a menina Talita, 14 anos, que pretende seguir o curso de veterinária, destaca o fato de que será necessário utilizar os conhecimentos adquiridos hoje na unidade do Belém, na futura profissão. “Quero ser veterinária, e por mais que não seja necessário trabalhar direto no computador, precisarei produzir planilhas, relatórios, entre outros”. Ela destaca ainda, a utilidade dos Telecentros na formação dos alunos das redes municipal e estadual. “Além das aulas, aproveito o computador para fazer pesquisas para os trabalhos da escola. O curso é muito bom, principalmente para quem está começando a aprender. Também é uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras de entrar em uma escola técnica. Hoje em dia, o conhecimento da informática é fundamental para ingressar em qualquer carreira”. O Telecentro possui outra unidade em funcionamento na região desde setembro de 2008, que está localizada na Biblioteca Affonso Taunay - rua Taquari, 549.

Serviço:

Telecentro Biblioteca Affonso Taunay
Rua Taquari, 549
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h às 17h, e aos sábados, das 09h às 16h.
Telefone: 2291-6243

Telecentro Belém
Rua Cajuru, 730 - Próximo ao largo São José do Belém
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08h30 às 18h, e aos sábados, das 09h às 16h.
Telefone: 2693-2469