Complexo Padre Adelino chega na fase final das obras

Complexo Viário Padre Adelino entra na fase final de suas obras

Com mais de 70% das obras concluídas, o Complexo Viário Padre Adelino entra na fase final de suas obras. O complexo é constituído por duas novas construções, o Viaduto Catinguá/Balém e o Viaduto Estaiado Padre Adelino, e pela ampliação do viaduto Pires do Rio. O custo da obra é de R$ 114 milhões, e a previsão de entrega é outubro de 2010. A obra gera 320 empregos diretos.

O Viaduto Padre Adelino (estaiado) - que tem prazo inicial para ser finalizado no mês de junho - e o Catiguá/Balém deverão interligar os bairros do Tatuapé e Mooca, e suas alças de acesso permitirão a ligação com a Radial Leste. O viaduto Pires do Rio passa pelo alargamento de nove metros de suas pistas, com o acréscimo de duas faixas de rolamento. As estruturas deste viaduto estão sendo restauradas e readequadas para suportar um nível de tráfego mais intenso e pesado.

A construção do viaduto Padre Adelino com "estais" foi a mais adequada para o local em razão da extensão do vão - o viaduto terá 122 metros de comprimento e canteiros centrais estreitos na avenida Salim Farah Maluf. Este recurso da engenharia permite a construção de lajes mais leves e esbeltas, com espessura de meio metro, possibilitando um gabarito (distância entre o solo e a superfície inferior da laje) mais alto, ideal para a passagem de caminhões grandes. A construção das lajes é executada com uma tecnologia que não exige a interdição do trânsito local, que constitui uma importante via de interligação entre bairros.

Em cada lado do arco da ponte serão instalados 20 estais, totalizando 40 estais no viaduto, e cada um deles é formado por 48 cordoalhas de aço. A durabilidade aproximada dos "estais" é de 100 anos. Em caso de acidentes, os estais poderão ser trocados, pois a estrutura do viaduto permite sua manutenção sem a necessidade de interdição da via para reparos.