Subprefeitura Mooca apoia Receita Federal na maior operação de combate ao comércio ilícito no país

A Subprefeitura Mooca apoia nesta segunda-feira (7) a Receita Federal na Operação “Krampus”

 A Subprefeitura Mooca apoia nesta segunda-feira (7) a Receita Federal na Operação “Krampus”, que acontece na cidade de São Paulo e é a maior já deflagrada pela Receita no combate à venda de produtos introduzidos ilegalmente no país.

A atuação da subprefeitura envolve o recolhimento de produtos contrabandeados apreendidos em um shopping popular de rua no Brás, região Central da capital. Só nesta segunda-feira já foram contabilizados 440 volumes apreendidos, que foram levados em 4 caminhões.

A expectativa da Receita é que a operação dure algumas semanas. Só em dois shoppings da cidade foram apreendidas aproximadamente de 1.600 toneladas de produtos, com valor avaliado em mais de R$ 1 bilhão. A operação investiga crimes como contrabando, descaminho e falsificação. Em adição ao aspecto fiscal, há também reflexos em outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção, trabalho escravo e danos à saúde pública.

Participam da ação 40 servidores da Receita Federal, 50 guardas civis metropolitanos e 90 integrantes das equipes de remoção das Subprefeituras Mooca e Sé.

Krampus é uma figura mitológica da Europa Central,  derivada de um deus cultuado nas tradições pagãs. De feições assustadoras, Krampus acompanharia São Nicolau na noite do Natal, punindo as crianças más, enquanto o Bom Velhinho se ocuparia em recompensar aquelas com bom comportamento.