Escola Estufa é inaugurada no Viveiro Parque das Flores

O primeiro curso oferecido através do programa será o Frutos da Terra; Estufa foi instalada no viveiro, onde já existe um trabalho desenvolvido pela subprefeitura há três anos

Um projeto da Prefeitura de São Paulo que visa proporcionar sustentabilidade ambiental e geração de renda. Estes são os objetivos do programa Escola Estufa Lucy Montoro, que oferece a população o curso Frutos da Terra, gerenciado pela Secretaria de Participação e Parceria em parceria com as subprefeituras da cidade. Integrado ao projeto a semana, a Subprefeitura Mooca já tem uma estufa instalada no Viveiro Parque das Flores, localizado na Praça Alfredo Di Cunto, que servirá ao projeto.

Os alunos matriculados no Frutos da Terra terão aulas sobre práticas ambientais de agricultura, plantio e paisagismo. Cerca de 60 pessoas já efetuaram a inscrição gratuita para participar da primeira turma que terá início no dia 08 de fevereiro, com aulas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, durante três meses. Os alunos matriculados receberão um certificado no final das aulas.

No curso os alunos serão capacitados como agentes multiplicadores, com técnicas de bom senso de cultivo de hortaliças, ervas medicinais e várias outras plantas, possibilitando o aumento de renda com a venda dos produtos cultivados e uma melhoria na alimentação com base em uma reeducação alimentar. Para efetuar a inscrição, basta que o interessado compareça ao local onde será desenvolvido o curso.

Criado em 2008, a meta do programa é estimular a produção de hortaliças, plantas aromáticas, espécies para paisagismo e retomar o conceito de hortas comunitárias. O Escola Estufa Lucy Montoro atende ainda ao social, beneficiando entidades assistenciais como São Martinho de Lima e São Camilo, aos quais serão doados os frutos e hortaliças cultivados na Escola Estufa Mooca.

Viveiro Parque das Flores

O Viveiro Parque das Flores existe há três anos e desenvolve diversas atividades voltadas para o meio ambiente. O viveiro conta atualmente com uma variedade de 80 espécies para o plantio nas próprias áreas verdes pertencentes à Subprefeitura Mooca, entre elas: Moréia , Pingo de Ouro, Maria Sem Vergonha, entre outras. Cerca de três mil mudas estão praticamente prontas para o plantio. No ano passado, 115 mudas foram plantadas no canteiro central da avenida Alcântara Machado, mais conhecida como Radial Leste. O viveiro está situado na Praça Alfredo Di Cunto, altura do nº 2.200 da avenida Alcântara Machado, na esquina com o viaduto Bresser, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.