Defesa Civil atendeu aproximadamente 600 ocorrências na região da Mooca em 2010

Órgão de autodefesa municipal existe para prevenir e minimizar efeitos causados por situações que proporcionam ameaça a vidas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo é um órgão de autodefesa criado para prevenir e ou minimizar os efeitos causados por diversas situações que proporcionam ameaça a vidas da comunidade paulista, como, por exemplo, incêndios, desabamentos, deslizamentos de encostas, rachaduras em imóveis, quedas de árvores, vazamentos de produtos químicos, rompimento de adutoras, entre outras.

Apenas na região sob jurisdição da Subprefeitura Mooca – Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé – a equipe composta por 17 funcionários atendeu aproximadamente 600 ocorrências ao longo de 2010. Árvores com risco de queda, galhos de árvores alçados nas vias públicas por ventos oriundos de temporais, incêndios, edificações com abalo ou risco de queda, desabamento, construções irregulares com risco de acidentes, obra com risco de desabamento, muros caídos ou com risco de queda, alagamentos, estão entre as ocorrências mais atendidas.

O órgão realiza ainda o trabalho preventivo com vistorias constantes a locais que possibilitem riscos à população 24 horas por dia. Para entrar em contato com a equipe da Defesa Civil, que possui sala de situação localizada na sede da Subprefeitura Mooca, ligue no telefone direto 2292-1295, ou para o telefone de emergência da Defesa Civil da Cidade de São Paulo, que atende pelo número 199. Os telefones permitem acionar o órgão em caso de emergência ou risco.