Postos de recicláveis são alvo de fiscalização da Subprefeitura Mooca

Agentes vistores apertam o cerco aos pontos irregulares, nos eixos concêntricos do Brás, referente ao Projeto Bairro Amigo do Idoso

A Subprefeitura Mooca realizou na última terça-feira (10), uma fiscalização a seis postos de produtos reciclavéis do Brás. Esta ação íntegra o rol de iniciativas do órgão referente ao Projeto Bairro Amigo do Idoso, que prevê intervenções em pontos de interesse, onde circulam um número elevado de pessoas ou existe um problema latente no local. Inicialmente, as atividades destes postos já eram acompanhadas pelos agentes vistores da subprefeitura e alguns deles já haviam sido multados quatro ou cinco vezes.

Em fevereiro, já incluso nas ações do projeto, todos foram novamente vistoriados e seus proprietários orientados a regularizar seus estabelecimentos. Na oportunidade, foram fiscalizados os imóveis com numeração 553; 578; 631; 632; e 645, da rua 21 de Abril, e 58 da Rua João de Almeida Lima, pertencentes a um eixo concêntrico do projeto, neste distrito.

Já nesta terça-feira, os postos de reciclagem na Rua 21 de Abril, com numeração 578; 632; e 645, encontravam-se limpos e com suas licenças de funcionamento regularizadas. O posto localizado no número 631, da mesma rua, foi fechado por abandono. O posto do número 553 estava irregular e foi autuado. Já o posto da Rua João de Almeida Lima, 58, foi multado e lacrado na ação fiscal, por descumprir o que havia sido orientado anteriormente. Os estabelecimentos em desacordo com as leis municipais foram enquadrados no projeto como ponto de interesse problemático porque propiciam o descarte de lixo irregular nas vias públicas.

Ressaltamos que o lixo domiciliar só deve ser depositado no passeio público próximo do horário de seu recolhimento, estipulado pela Prefeitura. O procedimento de descarte irregular, além de deixar a cidade mais suja, também se torna um obstáculo para os pedestres, principalmente para a população idosa. Reciclar é um ato extremamente importante, mas é preciso que o posto tenha licença de funcionamento regularizado e cumpra as determinações da legislação vigente sobre o modelo de estabelecimento. Já o lixo orgânico, jamais deve ser descartado diretamente nas vias públicas.

 

Ponto de interesse

 

Para o Projeto Bairro Amigo do Idoso, uma metodologia específica foi criada e intitulada Quadra Fiscal, que otimizou através de ações pontuais e sistêmicas os serviços de zeladoria e fiscalização, para tornar a região mais amigável aos idosos. Ele já foi iniciado no Belém, Mooca e Brás e está sendo implantado nos demais distritos.

 

Durante os últimos meses, 12 etapas já foram percorridas ou estão em andamento, pela subprefeitura. São elas: diagnóstico e pesquisa; elaboração do projeto; desenvolvimento de método específico; inventário dos distritos; projeto piloto; implantação do projeto; grupo focal; jornadas para sensibilização da comunidade; informação para população através de artigos e palestras; elaboração de cursos; realização das Audiências Públicas; formação da rede de apoio. A próxima fase será a 1ª Conferência Regional da Subprefeitura Mooca para Implementação do Projeto Bairro Amigo do Idoso, a ser realizada no dia 17 de junho de 2010.