Brás comemora 193 anos

A comemoração acontece no dia 5 de maio, no clube Maria Zélia

Em comemoração aos 193 anos de história do bairro do Brás, uma série de atividades foram programadas para os moradores e admiradores da região no próximo dia 5 de junho, das 9h00 às 19h00, por representates da sociadade civil, veículo de comunicação, órgãos municipais e estaduais, entidades religiosas e empresas, no clube Maria Zélia, Belenzinho.

A programação terá início ás 9h00, com caminhadas da saúde e passeios ciclísticos, com saída da base da Polícia Militar no Pari, as inscrições são gratuitas. Em seguida, haverá um desfile de fanfarras com participação dos alunos das escolas e clubes de futebol da região, entre outros. Na chegada ao clube, o hino nacional será executado com a presença de autoridades, lideranças, personalidades, instituições, empresários e simpatizantes. A partir das 10h00, serão disponibilizados atendimentos médicos gratuitos à população, entre eles, testes de diabetes e hipertensão arterial. Haverá ainda a distruibuição de lanches, frutas e brindes.

Às 11h00, acontece a cerimônia que contará com uma benção ao bairro oferecido pela Igreja Bom Jesus do Brás. Em paralelo, acontece a distribuição do brasão do Brás com a Carta Regia de D. João VI e atrações recreativas com os brinquedos Tobogã, Pula-Pula, Piscina de Bolinha, Cama Eslática, Festical de Truco e Dominó, além de gincana escolar e outras atividades como ginástica, capoeira, skate, vôlei.

No período, serão minstradas missas de Ação de Graças nas Igrejas da Região, e Páreo José Brás, no Jockey Clube. Ao meio dia, terá ínicio as apresentações musicais no clube, com a presença de mágicos, palhaços, grupos de dança, repentistas, poetas e seresteiros. Ás 15h00, será cortado o bolo comemorativo. O clube Maria Zélia está localizado na Rua dos Prazeres, 362, esquina com a rua Cachoeira. Há ainda uma segunda entrada para os pedestres na rua José Pinheiro Bezerra, 100, junto à Ponte Vila Maria.

 

História

 

O Brás só alcançou a categoria de bairro no dia 08 de junho de 1818, desenvolvendo-se no entorno da igreja do Bom Jesus do Brás, construída no terreno da chácara de José Brás. Em 1867, com a implantação da estação do Brás, o bairro viu surgir a indústria e o pequeno comércio, característica pertencente até os dias de hoje, sendo considerado um bairro voltado ao comércio de confecções com características populares, especiamente nas avenidas Rangel Pestana, Rua Oriente, Rua Maria Marcolina e Largo da Concórdia.