1º Conferência Regional para Implementação do Projeto Bairro Amigo acontece nesta sexta (17)

O evento será um fórum de debate com o objetivo de avaliar a situação da população com 60 anos de idade ou mais, e demais próximas de completar esta idade, visando o envelhecimento ativo da população

A Subprefeitura Mooca realiza nesta sexta-feira (17), das 13h00 às 17h00, a 1º Conferência Regional para Implementação do Projeto Bairro Amigo do Idoso. A conferência irá se desenvolver como um fórum de debate e contará com a participação segmentos da sociedade civil organizada, com a finalidade de avaliar a situação da população com 60 anos de idade ou mais, e demais próximas de completar esta idade, além de apresentar propostas que colaborem para tornar a região mais amistosa a essa faixa etária, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde em seu Guia Global: Cidade Amiga do Idoso.

 

No evento serão discutidas algumas indicações efetuadas pelos próprios idosos, extraídas das seis audiências públicas que ocorreram nos distritos sob a responsabilidade do órgão, em conjunto com os delegados eleitos pelos participantes. Na oportunidade ainda será anunciada a criação do grupo composto por representantes de outros órgãos municipais, que irá analisar cada proposta de forma individual, a fim de viabilizá-las.

Foram convidados em especial, os Movimentos Sociais Comunitários que atuem na área em questão; as Entidades de Assistência ao Idoso; as Entidades Representativas dos Direitos dos Idosos; os Conselhos de Idosos; os órgãos do Poder Público Municipal aos quais competem a atenção e cuidado do idoso; as Organizações Não Governamentais cujo foco sejam os idosos; as Associações de Bairro; os Clubes de Serviço como Rotary e Lions; os Grupos de Idosos; as Escolas e Universidades que tenham trabalho voltado aos idosos; e as Entidades Religiosas que prestam serviços aos idosos. Confira abaixo a programação completa*.

Projeto

O projeto Bairro Amigo do Idoso, utiliza como base a metodologia própria denominada como “Quadras Fiscais”, implantada em 2009, que contempla intervenções em nove frentes: Calçadas; Mobiliário Urbano; Acessibilidade; Cidade Limpa e Vitrine; Bueiros, Tapa-Buraco e Árvore; Cortiços; e Defesa Civil. As áreas que sofreram intervenções foram escolhidas por conta da maior concentração de pessoas, principalmente pedestres, como no caso das ruas estruturais e coletoras, além das vias que possuem equipamentos sociais de saúde, educação, entre outros. O que compete ao órgão será executado e o que compete a terceiros será notificado.

Na região, alguns pontos foram selecionados para dar início às atividades do projeto. No Brás, o Largo da Concórdia e mais dezessete vias do entorno. No Belém, o Sesc Belenzinho entre a avenida Álvaro Ramos e rua Tobias Barreto, e mais sete vias; Na Mooca, que é considerado o segundo bairro com a maior quantidade de idosos na cidade, a Rua Orville Derby e mais 24 vias do entorno. Já no Pari, Tatuapé e Água Rasa, estão prevista ações no entorno da Praça Padre Bento, Praça Sílvio Romero e da Rua Nossa Senhora dos Anjos, respectivamente.

As ações implementadas pela Subprefeitura Mooca vão de encontro com estas orientações e juntamente com a metodologia criada pelo órgão beneficiar a todos na região, principalmente cadeirantes, deficientes, mulheres grávidas ou com crianças de colo.

Para alcançar resultados mais abrangentes, algumas iniciativas serão colocadas em prática, como as parcerias firmadas com o CADES (Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) Mooca, onde foi desenvolvido um folheto explicativo, que age como Ação Educativa, orientando os munícipes sobre a reforma, adequação ou construção de suas calçadas particulares, item importante para facilitar a locomoção, não somente dos idosos.

O Projeto teve início há pouco mais de um ano, com as seguintes determinações: foco nas atribuições da subprefeitura - calçadas, leito carroçável, áreas verdes, e agilidade nas ações. Uma metodologia específica foi criada e intitulada Quadra Fiscal, otimizando através de ações pontuais e sistêmicas os serviços de zeladoria e fiscalização para tornar a região mais amigável aos idosos. Ele já foi iniciado no Belém, Mooca e Brás e será implantado nos demais distritos.

Durante os últimos meses, 12 etapas já foram percorridas ou estão em andamento, pela Subprefeitura. São elas: diagnóstico e pesquisa; elaboração do projeto; desenvolvimento de método específico; inventário dos distritos; projeto piloto; implantação do projeto; grupo focal; jornadas para sensibilização da comunidade; informação para população através de artigos e palestras; elaboração de cursos; realização das Audiências Públicas; formação da rede de apoio.

Confira abaixo a programação completa da conferência:

 

12h45 às 13h00: Credenciamento de Delegados/Convidados

13h00 às 14h00: Abertura Solene- Conferência- Fala das Autoridades

14h00 às 15h00: Discussão nas Salas Temáticas

15h00 às 15h30: Café

15h30 às 16h30: Apresentação de Painéis

16h30 às 17h00: Plenária de Encerramento

 

Serviço:

 

1º Conferência Regional da Subprefeitura Mooca para Implementação do Projeto Bairro Amigo do Idoso

Horário: das 13h00 às 17h00

Local: Universidade São Judas

Endereço: Rua Taquari, 546