Cooperativas são as melhores opções para o descarte regular do óleo de cozinha

Parceria tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte adequado e diminuir a incidência do despejo no encanamento das residências

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretária de Serviços, criou um projeto para o recolhimento adequado e destinação final apropriada ao óleo de cozinha, com o objetivo de minimizar os efeitos causados pelo descarte indevido.

O óleo de cozinha é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Este líquido quando descartado de forma inadequada, pode causar entupimentos nas tubulações, degradação da água, contaminação dos lençóis freáticos, contribuir para o aumento das enchentes e liberar gases nocivos muito agressivos durante o seu processo de decomposição.

No total, 20 cooperativas participam do Programa de Coleta Seletiva através de convênio com o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb). Na região sob jurisdição da Subprefeitura da Mooca, existe uma localizada na Avenida Salim Farah Maluf, 179 no Tatuapé. O munícipe pode transportar seu óleo de cozinha embalado da forma adequada até a cooperativa para depositá-lo em local apropriado.

O descarte correto é uma maneira muito eficaz de contribuir com a preservação do meio ambiente e cada um pode fazer sua parte. Basta armazenar o óleo que já foi utilizado em garrafas plásticas e levá-las a cooperativa. O óleo também pode ser descartado junto com o lixo reciclável, consulte informações sobre este serviço na cooperativa mais próxima de sua residência. O material descartado pela população é utilizado para a fabricação de biodiesel e sabão.