Frutos da Terra oferece mais do que conhecimento sobre horta

Professores didáticos e atenciosos sensibilizam seus 23 alunos e criam uma consciência única sobre os cuidados e deveres com o meio ambiente

“Vir aqui modificou minha conduta. É como se estivéssemos em uma creche da mãe natureza, onde adultos reaprendem a lidar com o meio-ambiente. Isso modifica nossas atitudes. Agora penso duas vezes antes de pisar até na grama. É como se um sinal de alerta acendesse automaticamente em minha mente. Até o lixo, que antes só separava reciclável, agora, também separo o orgânico, para compostagem e adubo da horta”. Acompanhar uma das aulas na Escola Estufa da Mooca, localizada na Praça Alfredo Di Cunto, nos proporciona exatamente a sensação de comprometimento de Josina Silva de Almeida, uma das alunas do Curso Frutos da Terra, promovido pela Secretaria Municipal de Participação e Parceria, em conjunto com a Subprefeitura Mooca.

Ela e outras 22 pessoas participam há cerca de um mês, das atividades que conciliam harmoniosamente o conteúdo teórico e prático do curso, com professores didáticos e atenciosos. “Aqui temos o conhecimento prático. Já fiz um curso pago, mas o aprendizado ficou mais na teoria, aqui é mão na massa, ou melhor, mão na terra. Tenho uma chácara e estou apreendendo a combater as pragas e os pulgões que se instalaram em minha horta de chá. Tenho melissa, cidreira, capim santo”, conta Edsonia Antonia Dias, que está no grupo majoritário dos participantes do projeto que buscam conhecimento para aplicá-lo na horta do próprio quintal de casa, assim como existem também casos onde a pessoa irá utilizar seu novo aprendizado como fonte de renda ou sustento.

O principal objetivo do curso Frutos da Terra é qualificar profissionalmente os alunos e difundir o conhecimento das ferramentas do manejo e cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e nativas. As aulas distribuídas em sete módulos de horticultura, três de nutrição e uma de administração, terão duração de três meses, sendo ministradas duas vezes por semana, terças e quintas-feiras, das 08h00 às 11h00. No conteúdo programático estão: Horta, Solo e Cultivo de Hortaliças; Agricultura Convencional e Alternativa; Introdução a Jardinagem, Hidroponia e Fruticultura; Plantas Medicinais e Aromáticas; Noções de Minhocário; Flores Comestíveis; e Introdução em nutrição e administração.

O professor Ricardo José Alves lembra que as aulas possibilitam a criação de uma produção inteiramente sustentável, utilizando produtos orgânicos e sem agrotóxico, qualificando o produto final que estará pronto para consumo e é também mais adequado para o meio-ambiente. Os cuidados vão além do trato com a horta. A proposta é que haja uma integração dos alunos que gere um aumento da auto-estima, com dinâmicas em grupo, troca de conhecimento e experiências e agradecimentos finais. No final da aula, o aluno lembra de sua época na escola e responde a uma chamada, garantindo sua presença na aula e conhecimento adquirido para o futuro.

 Confira outras imagens:

Foto 1; Foto 2; Foto 3; Foto 4; Foto 5; Foto 6; Foto 7; Foto 8; Foto 9; Foto 10